Polícia

Traficantes decretam luto em bairros de SG após morte de Hello Kitty

No início da tarde trarficantes ordenaram o fechamento de comércios em bairros de São Gonçalo. Foto: Lucas Benevides

Traficantes de drogas ordenaram o fechamento de comércios nos bairros Jardim Miriambi e Bandeirantes, em São Gonçalo, locais em que Alessandro Luiz Vieira Moura, o 'Vinte Anos', tinha posição de liderança na hierarquia do crime. O criminoso está entre os quatro mortos na ação da Polícia Militar, que na madrugada desta sexta-feira (16), no Complexo do Salgueiro, onde o quarteto estava escondido.

Pelas redes sociais uma página ligada ao tráfico no Salgueiro, publicou uma mensagem de luto após a confirmação das mortes dos criminosos. Além disso, diferentes manifestações de apoio foram publicadas com mensagens lamentando o falecimento dos 'soldados do crime', como traficantes das comunidades do Feijão, no Paraíso, e Rua da Feira, no Barro Vermelho.

“Complexo do Feijão tá de luto pelos nossos irmãos no Salgueiro”, diz a postagem.

No início da tarde desta sexta-feira (16), comerciantes foram ameaçados e obrigados a fechar os estabelecimentos por ordem de luto do tráfico.

Xeque-mate

Entre as figuras mais populares no submundo da criminalidade em São Gonçalo, os traficantes Alessandro Luiz Vieira Moura, o 'Vinte Anos', e Rayane Nazareth Cardoso da Silveira, a 'Hello Kitty', foram mortos em confronto com policiais militares do Batalhão (7ºBPM), na localidade conhecida como Itaoca, no Complexo do Salgueiro. 

A Polícia Militar justifica a ação ao afirmar que uma equipe do Batalhão de São Gonçalo (7ºBPM) teria recebido a informação, durante a madrugada desta sexta-feira (16), de que uma família teria sido sequestrada por criminosos sendo mantida em uma casa na Estrada de Itaoca, no interior da comunidade. Ao chegarem no local, os militares foram recebidos a tiros, dando início a um intenso confronto armado. Na ação, o quarteto de criminosos levou a pior e todos morreram. A informação sobre a família não foi confirmada.

Poucas horas após a morte dos traficantes, uma pistola customizada cor de rosa foi encontrada entre os armamentos apreendidos. A arma seria de Hello Kitty.

Segundo a Polícia Militar, entre as armas apreendidas no confronto no Salgueiro, também foram apreendidos dois fuzis e duas pistolas, entre elas a cor de rosa.

Rainha do crime

Apadrinhada por Vinte Anos, também morto na ação desta sexta, desde a época em que o traficante liderava o tráfico de drogas na comunidade Nova Grécia, em São Gonçalo, a 'dama ou rainha do tráfico' era apontada como principal parceira do bandido e já foi identificada como integrante de um grupo de assaltantes em áreas investigadas pelas delegacias do Centro (76ª DP) e do Fonseca (78ª DP), ambas em Niterói.

Conhecida pela crueldade e soberba por onde passava, a antiga integrante da facção criminosa Amigos dos Amigos (A.D.A), migrou para o Comando Vermelho (CV) após a guerra de grupos criminosos instaurada em São Gonçalo e Niterói que resultou na morte do traficante Schumaker Antonácio do Rosário, o 'Piloto', antigo chefe do tráfico de drogas no bairro Jardim Catarina. Ele foi morto em abril de 2019 por Thomas Jayson Gomes Vieira, o 3N, que mais tarde também encontraria seu fim, mas pelas mãos da Polícia Militar.

< Identificado terceiro caso da variante Delta no Rio Congresso aprova diretrizes para LDO em 2022 <