Polícia

Tráfico leva prejuízo após operação em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Tráfico leva prejuízo após operação em Niterói
Santo Cristo foi uma das comunidades prejudicadas pela ação da polícia. Foto: Arquivo/Lucas Benevides

Alvos de uma intensa operação policial na última terça-feira (9), traficantes de comunidades localizadas nos bairros Engenhoca e Fonseca, na Zona Norte de Niterói, tiveram um prejuízo de mais de R$ 100 mil ao final das incursões de policiais militares do Batalhão de Niterói (12ºBPM). Entre as perdas do Comando Vermelho, facção que controla o tráfico de drogas da região, está um fuzil calibre 5.56, considerado uma arma de guerra. Além disso, pistola, rádios transmissores e drogas foram apreendidos na ação, que durou mais de 15 horas.

Segundo o comandante do Batalhão de Niterói, tenente-coronel Marcelo Carmo, é importante frisar que a unidade se baseia em trabalhos de inteligência e que os confrontos são ocasionados por criminosos, que optam pelos ataques aos policiais.

"A operação da última terça-feira foi de extrema importância para o combate ao crime organizado. Sabemos que aquela região é bem atuante no roubo de veículos e que as ações reforçam a segurança da população de Niterói. Graças ao trabalho dos nossos policiais e com o apoio de informações coletadas pela Polícia Civil, conseguimos localizar envolvidos no tráfico de drogas e retirar armamentos das ruas".

Segundo o comando da unidade, as ações tiveram como objetivo a retirada de barricadas, o cumprimento de mandados de prisão e a busca por responsáveis pela expulsão da advogada Ester D’arc de casa, localizada na comunidade da Palmeira.

As ações e o prejuízo para o crime

A primeira das quatro ocorrências registradas na região aconteceu por volta das 10h, na comunidade Coronel Leôncio. Na ação, dois homens e uma mulher foram presos após tentarem fugir de uma abordagem policial no interior da comunidade. Com eles, foram apreendidos um rádio transmissor e uma pequena quantidade de drogas.

Operação começou com a prisão de três suspeitos na comunidade Coronel Leôncio. Foto: Arquivo/Lucas Benevides

Menos de uma hora depois, militares do Batalhão de Niterói apreenderam um rádio transmissor e drogas após um confronto armado ocorrido na Travessa Manoel da Encarnação Sá, no Fonseca. Os criminosos fugiram sem serem capturados.

No fim da tarde da última terça-feira (9), os policiais realizavam patrulhamento de rotina no entorno da comunidade do Santo Cristo, quando foram atacados por “soldados do tráfico” armados, que deram início a um intenso confronto, gravado e compartilhado nas redes sociais. Na ação, um suspeito de integrar o tráfico de drogas local, conhecido como ‘Dentinho’, foi baleado e um fuzil apreendido. Além disso, carregadores, munições, drogas e rádios transmissores foram apreendidos pelos policiais.

A última ocorrência registrada foi às 18h40, no alto da comunidade da Coronel Leôncio, quando os militares se depararam com um grupo de mais de oito homens armados. Durante o confronto, um suspeito foi baleado, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local. Com ele, foram apreendidos uma pistola, um rádio transmissor e drogas. O caso foi registrado na Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG).

Logo Enfoco

Alan Emiliano

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Prefeitura vai pagar R$ 70 mil em show dos Detonautas no aniversário da cidade Multinacional é criticada por gravar áudio de usuários <