Insegurança
Três feridos e helicóptero da PM atingido por tiros em operação no Rio
Avenida Brasil e Linha Vermelha foram interditadas
Pelo menos três pessoas ficaram feridas durante o tiroteio entre policiais e traficantes do Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio, na tarde desta quarta-feira (12). A Avenida Brasil e a Linha Vermelha foram interditadas nos dois sentidos, na altura da Cidade Alta.
"A Brasil está fechada por um protocolo de segurança", disse o porta-voz da Polícia Militar, Maicon Pereira.
Um helicóptero da polícia foi atingido por dois disparos e precisou fazer pouso forçado no Comando Naval da Marinha, na Penha. A aeronave pertence ao Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar e foi atingido por dois tiros.
Duas vítimas foram atingidas enquanto estavam dentro de um ônibus que passava pela região. Um dos feridos foi levado para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha. O outro passageiro e um terceiro ferido ainda não idenitficado foram encaminhados para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias. O estado de saúde não foi informado.
As polícias Civil e Militar foram para Parada de Lucas e Vigário Geral após informações de inteligência apontarem que o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, estaria escondido em uma casa do Complexo de Israel. A área inclui as comunidades de Cidade Alta, Vigário Geral, Parada de Lucas, Cinco Bocas e Pica-Pau, onde vivem cerca de 134 mil pessoas.
Barricadas foram incendiadas por grupos armados, assim como um caminhão e uma passarela, para dificultar a entrada dos agentes na região.
"Cuidado aí, galera, atenção. Cheio de vidro no chão, quase que me acerta", disse um homem ao registrar imagens do local.
Motoristas abandonaram seus carros e se protegeram em muretas na Avenida Brasil e na Linha Vermelha para evitar os disparos. Passageiros de um ônibus do BRT pediram ao motorista para não parar no trajeto: "Vai embora, moço".
O Centro de Operações da Prefeitura alertou sobre a interdição da Avenida Brasil e informou que a Polícia Militar está no local. "Atenção, motorista! A Avenida Brasil está interditada, nos dois sentidos, na altura da Cidade Alta, em função de uma ocorrência policial. Polícia Militar no local", informou o comunicado.
A MOBI-Rio interrompeu o serviço do corredor Transbrasil entre as estações Cidade Alta e Mercado São Sebastião.
A Secretaria Municipal de Educação aplicou o protocolo de segurança em escolas do Complexo de Israel, mantendo as atividades. Três escolas estaduais foram fechadas, segundo a Secretaria de Estado de Educação.
Ônibus desviados
Devido ao intenso tiroteio, 10 linhas de ônibus municipais estão com desvios nos itinerários. Um ônibus que circulava na linha 774 (Madureira x Jardim América) foi atingido por um tiro.
Linhas com desvios
774 (Madureira x Jardim América)
905 (Irajá x Bonsucesso)
940 (Ramos x Madureira)
335 (Cordovil x Tiradentes)
639 (Jardim América x Saens Peña)
906 (Jardim América x Caju)
379 Catiri x Tiradentes
349 Vila Kennedy x Tiradentes
389 Vila Aliança x Candelária
936 Campo Grande x Fundão
SuperVia
A Supervia suspendeu a circulação de trens em cinco estações por conta do confronto na estação Vigário Geral.
"Em função de tiroteio nas proximidades da estação Vigário Geral, a circulação ficará entre Central do Brasil x Penha e Duque de Caxias x Saracuruna, sem a necessidade de troca de composição em Gramacho. As estações Penha Circular, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas e Vigário Geral encontram-se fechadas para embarque e desembarque. O intervalo no momento é de aproximadamente 30 minutos. Aguardamos o retorno das autoridades policiais para a normalização da operação e segurança de todos", informou a concessionária.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!