Polícia

Viaturas da PM de São Gonçalo vão receber nova blindagem

Imagem ilustrativa da imagem Viaturas da PM de São Gonçalo vão receber nova blindagem
Viaturas com nova proteção vão circular nas comunidades do Salgueiro e Jardim Catarina, em São Gonçalo. Foto: Marcelo Tavares

Nove meses após a aprovação da Lei n° 9.103/20, de autoria do deputado estadual Coronel Salema, que dispõe sobre a blindagem das viaturas da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Penal do Estado do Rio de Janeiro, o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, anunciou, nesta sexta-feira (23), durante solenidade de premiação aos policiais militares do 16°BPM (Olaria), o início da blindagem dos carros da PM para serem utilizados em comunidades do Rio e também de São Gonçalo.

"Todas as novas viaturas já virão blindadas. Também solicitei à Diretoria de Transporte que faça um desenho de caveirão tipo Patamo, que provavelmente será no modelo Nissan ou Amarok. É um veículo que utilizaremos em regiões como Jardim Catarina, Salgueiro, Acari e no entorno dos complexos do Alemão e da Penha, por exemplo", destacou o coronel Figueredo. "São aquisições feitas devido às nossas necessidades e ao cenário que o Rio de Janeiro apresenta", ressaltou.

Os veículos de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) vão receber blindagem nível III, que suporta tiros calibre 7.62 de fuzis FAL, AR-15 ou AK-47, e os tipo Rádio Patrulha (RP), nível IIIA, que suporta tiros de pistolas.

Foto: divulgação

O texto foi apresentado pelo parlamentar em março de 2020 e aprovado em outubro do mesmo ano - duas semanas após a morte do sargento Círio Damasceno Santos, 51 anos. Lotado no 14°BPM (Bangu), o policial foi atingido dentro da viatura durante ataque de criminosos na Avenida Brasil, na altura de Deodoro, na Zona Oeste do Rio.

"Temos que resguardar a integridade física dos policiais e essa blindagem é fundamental para preservar a vida de quem está trabalhando nas ruas. Eles precisam ter essa garantia para poder garantir a segurança da população", enfatizou o parlamentar.

< A importância do diagnóstico precoce no combate às hepatites virais Seleção feminina de handebol estreia contra Comitê Russo <