Violência
Vídeo: ambulante é jogada no chão por policial no Rio
Mulher estava com duas crianças no momento da agressão
Uma vendedora de balas foi violentamente abordada no Centro do Rio de Janeiro, na tarde de quarta-feira (17). Um vídeo registra o momento em que um agente do Segurança Presente a joga no chão dentro de um comércio na Rua São José, em frente ao Edifício Garagem. A mulher estava com duas crianças, que começaram a chorar ao ver a mãe imobilizada, enquanto ela pedia para ser solta e questionava se a agressão tinha relação com sua cor de pele.
“Isso é covardia com uma mulher. Eu estou trabalhando. Você me bateu e me jogou no chão. Eu não fiz nada, só estou trabalhando, não tem necessidade. Me solta, moço, eu tenho direito de andar na rua. É por que eu sou preta? Eu só quero trabalhar", disse a vendedora durante a abordagem.
Populares tentaram intervir e proteger as crianças, enquanto a mulher implorava para ser liberada. Testemunhas afirmaram que a repressão ocorreu devido à venda de balas no local.
As imagens mostram o policial segurando a mulher pelas alças da mochila infantil que ela usava, como uma forma de mantê-la presa. Durante a confusão, os populares tentaram proteger as crianças, enquanto a vendedora ambulante pedia para ser liberada.
A Superintendência do Segurança Presente informou que abriu um processo administrativo para apurar a conduta dos agentes do Centro Presente envolvidos no incidente. As imagens das câmeras corporais dos agentes serão avaliadas na apuração.
"Se ao final do processo ficar comprovado que a abordagem foi realizada de forma equivocada, os policiais serão desligados do programa", informou a superintendência.
O Segurança Presente destacou que todos os policiais são orientados a seguir os protocolos de abordagens de proximidade e de respeito aos Direitos Humanos, e que os policiais passam por cursos de capacitação periodicamente.
O ENFOCO entrou em contato com o Segurança Presente, mas até o fechamento da matéria não tivemos retorno.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!