Crueldade
Vídeo: homem é preso acusado de manter jacaré em cativeiro no Rio
Em imagens, o homem aparece segurando o animal pelo pescoço
Um homem foi preso, nesta segunda-feira (21), sob suspeita de manter um jacaré filhote em cativeiro dentro de sua residência, na região da Gardênia Azul, Zona Oeste do Rio. Cristiano Lima Marinho também compartilhava imagens do réptil nas redes sociais que mostravam o animal sendo amordaçado.
Em outro vídeo, também divulgado nas redes sociais, é possível ver o jacaré sendo transportado por uma motocicleta, enquanto o homem o segura pelo pescoço. A atitude chamou a atenção das autoridades.
Leia +: Jacaré é encontrado dentro de manilha em Niterói; vídeo
Após investigações conduzidas pela Polícia Militar, os agentes chegaram à residência de Marinho, onde além das fotos compartilhadas, encontraram um pássaro silvestre da espécie Coleiro. Contudo o jacaré não foi localizado no local durante a busca.
Interrogado pelos policiais, o suspeito alegou ter libertado o réptil em um rio situado dentro de uma comunidade na área da Gardênia Azul. Apesar disso, as autoridades estão empenhadas em localizar o jacaré.
Tanto o homem quanto o pássaro foram encaminhados à 32ª DP (Taquara). A ave foi apreendida e entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama, devido à falta de documentação adequada.
A Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) determina que a caça, captura ou utilização de espécies da fauna silvestre sem a autorização competente é considerada crime. As penalidades incluem detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!