Atrás das grades

Vinte e uma pessoas são presas por empréstimo falso para idosos

Ação é desdobramento de outra investigação iniciada em março

Suspeitos foram conduzidos para a 30ª DP
Suspeitos foram conduzidos para a 30ª DP |  Foto: Divulgação

Policiais civis da 30ª DP (Marechal Hermes) prenderam 21 criminosos em flagrante, na quarta-feira (5), acusados de fazer empréstimos de forma fraudulenta. As vítimas eram aposentados e pensionistas. A ação é um desdobramento de uma investigação que foi iniciada após a prisão em flagrante de outras 16 pessoas, ocorrida no dia 30 de março, em Bonsucesso, na Zona Norte.

Após levantamento de informações de inteligência e monitoramento, os policiais localizaram, no Centro do Rio, outro escritório especializado em falsos empréstimos. Além deste golpe, eles ofereciam ainda outro tipo de serviço, que era uma suposta cessão de crédito, ou seja, os criminosos faziam empréstimos em nome de vítimas e firmavam contrato garantindo que iriam honrar com o pagamento dos mesmos, mas não cumpriam.

No local, a equipe deparou-se com uma sala com diversas pessoas. Os autores captavam documentos e imagens de vítimas, com a realização de contratos, empréstimos ou transferências bancárias, a fim de obterem indevida vantagem econômica, em prejuízo alheio.

Com a chegada dos agentes, alguns integrantes da associação criminosa arremessaram materiais, anotações e planilhas pela janela, porém todo material foi recuperado e apreendido. Os golpistas se dividiam em duas equipes e concorriam entre si para ganhar bônus e outras regalias mediante ao valor subtraído de forma fraudulenta das vítimas.

Todos os suspeitos foram conduzidos para a delegacia, onde foram autuados por associação criminosa. As investigações continuam.

< Polícia busca imagens de câmeras para esclarecer mortes em Itaboraí Nos pênaltis, Inglaterra vence o Brasil na Finalíssima <