Política

Aída dos Santos recebe homenagem na Câmara Municipal de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Aída dos Santos recebe homenagem na Câmara Municipal de Niterói
Ex-atleta olímpica recebeu a medalha José Clemente Pereira. Foto: Divulgação

Uma das maiores personalidades da história do atletismo nacional, Aída dos Santos, de 84 anos, foi homenageada, nesta sexta-feira (5), na Câmara Municipal de Niterói. Em virtude de sua heroica contribuição ao desporto, ela foi agraciada com a medalha José Clemente Pereira, honraria mais estimada concedida pelo legislativo niteroiense. Durante a solenidade, Aída contou os detalhes sobre sua trajetória de superação na Olimpíada de Tóquio, em 1964.

“Fui para lá sem técnico e sem uniforme olímpico. Quando outras atletas largavam o material, que acabavam de saltar, eu batia nas costas do japonês (da organização dos jogos) e apontava o material que eu queria treinar. Eu queria treinar, se tava errada ou certa eu não sei, eu treinava. Na semana da competição eu não tinha tênis para saltar”, disse a ex-atleta olímpica

Imortalizada com os moldes dos pés no Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Aída fez história na década de 1960 ao se tornar a primeira brasileira a ser finalista e alcançar o inédito quarto lugar no salto em altura na disputa olímpica.

A menina que cresceu no Morro do Arroz, em Niterói, que enfrentou preconceitos e adversidades, foi a única mulher a integrar a delegação brasileira na edição dos jogos de 1964, sua honrosa colocação foi o melhor resultado das atletas femininas brasileiras até Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996. Na Olimpíada da Cidade do México, em 1968, ela competiu na prova de pentatlo.

“Todos os obstáculos que a juventude negra enfrenta, que as mulheres enfrentam, são um sinal da nossa desigualdade, é pela superação dessas desigualdades que nós estamos aqui, é o que nos motiva a levantar todas as manhãs. Transformar a sociedade para ser o que desejarmos, transformar para que estrelas, como nossa querida Aída, não precisem nunca mais ir às competições com fome, sem material e sem suporte”, disse a vereadora Walkíria Nictheroy, idealizadora da homenagem na Câmara Municipal.

< Fãs se reúnem à espera do velório da cantora Marília Mendonça Mais de 1500 caranguejos que seriam vendidos ilegalmente são apreendidos em Niterói <