Política
Alerj vota controle sanitário nos acessos ao estado
Os acessos ao estado do Rio terão barreiras sanitárias permanentes para verificação compulsória durante o plano de contingência para combate à Covid-19. É o que propõe o projeto de lei 2.096/2.020, que será votado em discussão única pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira (14).
O projeto precisa receber os pareceres das comissões às emendas feitas pelos parlamentares na última semana, portanto ainda poderá ser alterado. O objetivo das barreiras é garantir que as pessoas sejam encaminhadas ao atendimento médico necessário e tenham acesso a orientações pertinentes, além do encaminhamento de casos identificados à Secretaria de Estado de Saúde.
As barreiras serão implementadas conjuntamente entre Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgãos de vigilância sanitária e Polícia Militar. Os agentes de segurança poderão agir coercitivamente se necessário.
Os equipamentos deverão ser instalados prioritariamente em ruas próximas a aeroportos, portos e rodoviárias. A medida valerá durante seis meses, podendo ser renovada por mais seis enquanto durar a proliferação do coronavírus.
“Atualmente, muitos casos não são diagnosticados, já que o vírus se prolifera cada vez mais rápido. Muitas pessoas já chegam ao estado contaminadas, porém como não apresentam quaisquer sintomas, não procuram ajuda médica e acabam disseminando a doença”, justificou o deputado Rodrigo Amorim (PSL), autor da proposta.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!