Novo embate

Apoiado em perdão, Daniel Silveira se recusa a recolocar tornozeleira

Parlamentar descumpriu decisão do ministro Alexandre de Moraes

Deputado participou de manifestação no dia do trabalhador  no último dia em Niterói
Deputado participou de manifestação no dia do trabalhador no último dia em Niterói |  Foto: rede social
  

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) se recusou a recolocar a tornozeleira após decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, dada nesta terça-feira (3). 

O parlamentar informou ao oficial de justiça, responsável pela ordem, que não usaria o acessório por conta da graça concedida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro utilizou das suas prerrogativas, após decisão do colegiado da Suprema Corte que condenou Silveira por 10 votos a 1, a 8 anos e 9 meses de prisão por promover e incitar atos antidemocráticos contra o STF, no último dia 20 de abril.

Perdão do presidente aconteceu um dia após a decisão dos ministros
  

O perdão do presidente aconteceu um dia após a decisão dos ministros e foi assunto entre juristas e especialistas em direito público. 

Na decisão que manda recolocar o acessório de monitoramento no deputado, o ministro Alexandre de Moraes reforçou que apesar do indulto concedido pelo presidente as medidas continuam valendo, enquanto não for julgada a legalidade do benefício.

Daniel Silveira ganhou o noticiário após incitar a volta do AI-5, dispositivo que derrubou o STF e cassou direitos políticos durante a ditadura militar (1964-1985). Ele também esteve em Niterói no último domingo (1º), durante as manifestações organizadas por apoiadores do presidente. 

O parlamentar chegou a ser preso no ano passado por decisão do STF, mas foi solto e obrigado a cumprir medidas restritivas. Em março, em um novo round contra a Suprema Corte, Silveira acabou passando a noite na Câmara dos Deputados, quando por determinação do ministro Alexandre de Moraes, foi novamente obrigado a recolocar a tornozeleira. Na ocasião, Daniel disse que no Congresso ele não poderia ser interpelado. O acessório foi colocado em seguida. 

< Real consegue virada inacreditável sobre o City e está na final da Champions Castigo na prisão: Cabral ficará em cela sem janelas e sem privada <