Homenagens

Assembleia do Rio vai conceder Medalha Tiradentes a Vini Jr

Deputado Vitor Júnior pediu minuto de silêncio e moção de apoio

Deputado Vitor Júnior solicitou moção de apoio ao jogador
Deputado Vitor Júnior solicitou moção de apoio ao jogador |  Foto: Divulgação/Julia Passos/Alerj
 

Deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) condenaram os casos de racismo contra o jogador da Seleção Brasileira Vinícius Júnior ocorridos na Espanha. Durante a sessão plenária desta terça-feira (23), o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL), concedeu um minuto de silêncio em solidariedade ao jogador solicitado pelo deputado Vitor Júnior (PDT), que também pediu à Mesa Diretora da Casa o encaminhamento de uma moção de apoio ao atleta brasileiro

Os parlamentares também apresentaram projeto de lei para combater o racismo no futebol, bem como homenagens o craque do time Real Madrid com a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Casa.

O deputado Vitor Júnior deu a dimensão da gravidade da situação.

“Este jovem, de apenas 22 anos, tem sido um exemplo para crianças e adolescentes do nosso Estado, é o idealizador de um projeto social muito bacana na cidade onde nasceu. Em nenhum momento abandonou suas raízes, sempre que pode está em São Gonçalo acompanhando de perto as crianças que estão em seu projeto e tentando ajudar para que a sociedade brasileira tenha mais justiça. Pensei em fazer uma moção de apoio ao jogador brasileiro, mas acho que esta iniciativa não deve ser de um só parlamentar, mas de todos", disse o deputado, que no domingo já havia manifestado sua solidariedade ao atleta em suas redes sociais.

Natural da mesma cidade de Vinícius Jr, o deputado gonçalense Professor Josemar (Psol) destacou que deu entrada no projeto de lei 1.112/23, que institui a Política Estadual Vini Jr. de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas do Rio. 

“O racismo precisa ser superado. Apresentei esta proposta para combater estas práticas aqui no Brasil. É necessário fazer o debate com o intuito de avançarmos contra estes atos, inclusive com um protocolo de ação dentro das torcidas”, disse o parlamentar, que é presidente da Comissão da Alerj de Combate às Discriminações.

MEDALHA TIRADENTES

A deputada Verônica Lima (PT), presidente da Comissão de Cultura do Parlamento Fluminense, também protocolizou o Projeto de Resolução 148/23, que concede a Medalha Tiradentes, principal comenda da Alerj, ao jogador brasileiro. 

“O futebol para o povo brasileiro significa a possibilidade de ascensão social e econômica de muitos jovens e adolescentes que se inspiram nos atletas de alta performance, como o Vini Jr. Então, quando atacam esses atletas também estão atacando milhares de meninos e meninas que têm no futebol e na figura desses atletas uma referência positiva. Ainda estão atacando a cultura brasileira, o jeito brasileiro e uma das maneiras de gerar riqueza em nosso país, pois o futebol movimenta muito nossa economia”, lamentou.

Um dos decanos da Alerj, o deputado Luiz Paulo (PSD) lembrou que o atacante brasileiro não sofreu apenas um caso de racismo e que esses episódios não são isolados. 

“Foram nove casos sucessivos ao longo de um ano e meio, que ocorreram nos mais diversos estádios da Espanha, sendo que nenhuma providência foi tomada pela La Liga (Primeira Divisão de Futebol Espanhol). Vini Jr. tem demonstrado que sabe resistir com grandiosidade. O Brasil já se posicionou oficialmente e foram muitos apoios ao jogador, achei simbólico o Cristo Redentor ficar sem iluminação, com demonstração do repúdio ao racismo. O futebol, que envolve paixões de milhões, hoje está mergulhado em um mar de lama”, afirmou o parlamentar.

O CASO 

Durante o jogo entre o Real Madrid e Valência, ocorrido no último domingo (21), no Estádio Mestalla, a torcida valenciana gritou insultos como “macaco” direcionados ao jogador do Real Madrid. A partida foi interrompida e até o locutor do estádio teve que pedir para que torcedores parassem de insultar o atacante para que a partida pudesse ser reiniciada.

Já nos minutos finais do jogo, o goleiro do Valência, Mamardashvili, partiu para cima de Vini Jr, iniciando uma confusão generalizada. Vinícius sofreu uma espécie de 'mata-leão' do jogador Hugo Duro, foi empurrado e, ao reagir, acabou sendo expulso após análise do VAR. Nada aconteceu com os jogadores do Valência.

Entre outros casos de racismo envolvendo o atleta brasileiro na Espanha, um de maior destaque ocorreu em janeiro deste ano, quando torcedores do Atlético de Madrid penduraram em uma ponte da capital espanhola um boneco com a camisa do Vinícius Júnior e uma faixa escrita “Madri odeia o Real”.

< Operação no Complexo da Penha tem baleados e morto Corpo de ator é achado enterrado e concretado dentro de baú no Rio <