Política

Axel Grael: 'Eu sou a pessoa mais bem preparada'

Entre os principais compromissos está o projeto Região Norte Sustentável que contempla a Alameda São Boaventura. Foto: Pedro Conforte

Por Ezequiel Manhães


Principal aliado do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), o candidato Axel Grael (PDT) se apresenta com o discurso de avanços sociais em Niterói e garante que dará continuidade a projetos em vigor. 

O prefeitável de situação admite a necessidade de uma solução mais estruturante na mobilidade no município e destaca a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como opção, mas explica que para isso a economia do país precisa alavancar.

Entre os principais compromissos assumidos por Grael está o projeto Região Norte Sustentável, que contempla a reurbanização da Alameda São Boaventura, com ciclovia, paisagismo, novas calçadas e fiação subterrânea. Além da implantação de um terminal de integração no Caramujo, projetos já divulgados pelo próprio prefeito Rodrigo Neves.

  • Por que Niterói precisa de Axel Grael como prefeito pelos próximos quatro anos?

Sou de uma família de esportistas que defende o nome de Niterói mundo afora. Desde a década de 70 eu atuo como militante das causas ambientais, urbanas e sociais. Desde 2012, quando fui vice-prefeito, ajudei o Rodrigo a estruturar políticas públicas numa gestão que é exitosa. Eu tive um papel importante nessa gestão: coordenei projetos e captei recursos. Tenho condições de dar continuidade a tudo que a cidade conquistou nos últimos quase oito anos.

O que considera como principal problema na gestão municipal de Niterói?

A cidade não fica pronta nunca. Por mais que você avance, ainda há muito o que fazer. Eu costumo brincar: políticas públicas é como uma corrida sem linha de chegada. O que falta fazer é continuar vários programas que foram previstos, como exemplo: a requalificação da Alameda São Boaventura e a construção de terminal de integração no Caramujo para ordenamento dos ônibus que circulam na Alameda São Boaventura em direção ao Terminal João Goulart, no Centro.

Qual a análise que o senhor faz de seus principais adversários?

Acho que a grande diferença é que Niterói não vai precisar inventar a roda. Um grande diferencial é que a cidade tem um projeto e isso é o que falta para o nosso país e Estado. Eu sou a pessoa mais bem preparada, com mais informações para dar continuidade a esse projeto.

Caso esteja no segundo turno, há possibilidade de estabelecer alianças com os seus adversários?

É do processo democrático. O nosso país optou por um modelo político multipartidário. Então, nós somos e temos um presidencialismo de coalizão. As alianças entre os partidos fazem parte da vida política e partidária do nosso país: dessa forma, é natural que se acontecer o segundo turno, que haja um entendimento em torno de alianças sim.

E se o senhor não estiver numa disputa de segundo turno, vai apoiar alguém?

O partido vai tomar essa decisão.

Como pretende investir em Saúde?

São várias prioridades. Primeiro a gente quer chegar a cobertura de 100% do público para o Programa Médico de Família. Outra questão importante é continuar investindo na estrutura hospitalar adquirindo equipamentos, com modernização, implantação do Prontuário Eletrônico, expansão do Programa Remédio em Casa e implantar a Nova Maternidade Alzira Reis.

Mobilidade é uma das grandes queixas dos niteroienses, como mudar esse cenário?

É preciso concluir a Transoceânica. Fizemos a primeira etapa e vamos fazer a segunda com aquisição de mais ônibus, inclusão de todas as linhas dentro das pistas exclusivas. Queremos reduzir o tempo de espera. Existe um projeto em andamento, em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento, que é um estudo para um VLT de Niterói. Não é uma coisa para curto prazo, mas talvez a solução mais estruturante da mobilidade na cidade e nós já estamos muito avançados. Para que isso se viabilize a economia do país tem que melhorar porque é preciso parceria com a iniciativa privada e hoje temos uma dificuldade maior com investidores para entrar num projeto como esse.

Quem é Axel Grael?

O Projeto Grael, fundado em 1998, está entre os principais destaques na trajetória do candidato. Foto: Pedro Conforte

Com 62 anos, Axel Grael é engenheiro florestal, gestor público e ambientalista. O recém ex-secretário municipal de planejamento de Rodrigo Neves tem como candidato a vice o vereador Paulo Bagueira (SDD) na chapa majoritária, então presidente da Câmara de Vereadores.

No decorrer da trajetória, Grael liderou iniciativas em defesa da Baía de Guanabara e na campanha que resultou na criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Também já foi nomeado como presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Depois presidiu a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA) em duas gestões e foi subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio. Axel é funcionário público de carreira, aprovado em concurso público para engenheiro florestal da Prefeitura do Rio de Janeiro.

De 2013 a junho de 2020, atuou na Prefeitura de Niterói como vice-prefeito (2013 a 2016), foi secretário Executivo e de Planejamento, participando ao lado do prefeito Rodrigo Neves, da captação de recursos, elaboração de projetos e implantação de ações nas diferentes áreas de atuação do município.

No terceiro setor, destaque para sua atuação no Projeto Grael, fundado em 1998. Desde então, mais de 17 mil jovens e crianças da rede pública de ensino tiveram iniciação esportiva por meio da vela e foram preparados para o mercado de trabalho.

Axel é paulista, nasceu em São Paulo, mas devido às mudanças constantes de lar por conta da carreira militar do pai, mas possui raízes em Niterói desde a chegada do avô, Preben Schmidt, em 1924, oriundo da Dinamarca. Casado com Christa Vogel Grael, é irmão dos medalhistas olímpicos Torben Grael e Lars Grael.

Cara a cara

https://youtu.be/tQzjzeZL5ng
Confira as perguntas dos leitores feitas pelo jornalista Flávio Oliveira

< Biden com vantagem na apuração da eleição na Pensilvânia 'Derrubar o viaduto de Alcântara', avisa Piraciaba em SG <