Declaração

Bolsonaro afirma que não existe fome 'pra valer' no Brasil

Estudos apontam 33,1 milhões de pessoas passando fome no país

Presidente também declarou que 'esse discurso de 30 milhões passando fome não é verdade'
Presidente também declarou que 'esse discurso de 30 milhões passando fome não é verdade' |  Foto: Reprodução
 

O Presidente da República Jair Bolsonaro (PL) fez uma declaração nesta sexta-feira (26) durante entrevista ao Ironberg Podcast, afirmando que não existe fome 'pra valer' no Brasil.

No mesmo dia, um pouco mais cedo, o chefe do executivo já havia dado uma declaração no programa 'Pânico', afirmando que não vê pessoas "pedindo pão no caixa da padaria".

"Fome no Brasil? Fome pra valer. Não existe da forma como é falado. O que é a extrema pobreza? É você ganhar até 1,9 dólares por dia. Isso dá R$ 10. O Auxílio Brasil são R$ 20 por dia. Então, quem por ventura está no mapa da fome, pode se cadastrar e vai receber. Não tem fila. São 20 milhões de famílias que ganham isso aí", declarou Bolsonaro.

O 2° Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, publicado em junho deste ano, formalizou que 33,1 milhões estão passando fome no país. Outros 125,2 milhões de brasileiros estão com algum grau de insegurança alimentar, como aponta a pesquisa. Estes números correspondem a mais da metade da população.

O presidente, invalidando a pesquisa, afirmou que 'esse discurso de 30 milhões passando fome não é verdade', acrescentando que trata-se de um estudo feito por 'pessoas que vendem mentiras do Brasil'.

O que a gente pode dizer: se a gente for em qualquer padaria, aqui, não tem ninguém ali pedindo pra você comprar um pão pra ele. Isso não existe Jair Bolsonaro, Presidente da República
  

"Se eu falar pra você que "não tem fome no Brasil", amanhã o pessoal esculacha comigo na imprensa. Mas eles não sabem a realidade. Se existe gente faminta no Brasil ou não. Eu falando isso estou perdendo votos, mas a verdade a gente não pode deixar de dizer. E temos um programa pra isso", voltou a citar o Auxílio Brasil.

< Crianças com a camisa do Flu cantam música de rival; veja o vídeo Mulher é executada a tiros em um bar na Baixada <