Política

Câmara avalia homenagear Paulo Gustavo com nome de rua em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Câmara avalia homenagear Paulo Gustavo com nome de rua em Niterói
Em luto pela morte do ator Paulo Gustavo, bandeira da cidade foi hasteada a meio mastro nesta quarta-feira (5). Foto: Karina Cruz

A Prefeitura de Niterói lançou, nesta quarta-feira (5), uma consulta pública para moradores da cidade decidirem se querem substituir o nome do ator Paulo Gustavo pela atual Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, na zona sul da cidade. A consulta vai acontecer pela plataforma Colab,e vai até o próximo sábado (8).

Em paralelo a vereadora, Walkiria Nictheroy (PCdoB) protocolou a solicitação pra trocar o nome da Rua Coronel Moreira César, para Rua Ator Paulo Gustavo. Segundo a Câmara Municipal, a proposta pode ser lida em plenário ainda nesta quarta (5), ser aprovada em primeira ou se estender a segunda discussão. Após os tramites caberá ao prefeito sancionar ou vetar a proposta, dentro do prazo de15 dias úteis.

Procurada, a prefeitura ainda não manifestou o interesse pela aprovação da iniciativa da vereadora, já que aguarda o resultado da consulta pública.

Nascido e criado em Niterói, o ator Paulo Gustavo sempre exaltou a cidade e a usou como cenário para seus trabalhos. Entre as preferências locais como a Praia de Boa Viagem e o Campo de São Bento, em Icaraí, ganharam visibilidade em todo o País. O ator e humorista morreu na noite desta terça-feira (4) por complicações da Covid-19, após 52 dias internado.

Sobre o coronel Moreira César

Tradicional Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, pode virar Rua Ator Paulo Gustavo. Foto: Karina Cruz

Antônio Moreira César foi um militar brasileiro que alcançou o posto de coronel do Exército Brasileiro, na arma de infantaria. Nasceu no dia 7 de julho de 1850 em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, e morreu em 4 de março de 1897 após ser ferido durante a campanha para reprimir a Revolta de Canudos, na Bahia. Antes, Moreira César já havia atuado na Revolta da Armada entre 1893 e 1894, iniciada por unidades da Marinha contra o governo do Marechal Floriano Peixoto.

Logo Enfoco

Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Câmara do Rio escolhe relator do caso Jairinho Hospital Leal Júnior se moderniza e recebe novo tomógrafo <