Reconhecimento

Câmara de Vereadores do Rio aprova homenagem a Glória Maria

Nome da jornalista será acrescido ao Museu do Amanhã

Projeto de lei precisa da sanção do prefeito Eduardo Paes para entrar em vigor
Projeto de lei precisa da sanção do prefeito Eduardo Paes para entrar em vigor |  Foto: Reprodução

O Museu do Amanhã poderá ganhar um novo nome visando homenagear a jornalista Glória Maria, que faleceu em fevereiro deste ano (2023), vítima de um câncer. A mudança de nome já passou pela aprovação dos vereadores do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (29). O Museu do Amanhã fica localizado na Praça Mauá, no Centro do Rio.

O projeto é de autoria da vereadora Rosa Fernandes (PSC) e agora segue para análise do prefeito Eduardo Paes (PSD), que poderá vetar ou sancionar a nova lei.

Caso essa iniciativa seja confirmada pelo Poder Executivo do Rio, o museu passará a ser chamado “Museu do Amanhã Jornalista Glória Maria”.

Segundo a justificativa do projeto de lei, a mudança de nome é uma forma de reconhecimento do trabalho feito pela jornalista ao longo de toda sua carreira. No texto do projeto, ela é descrita como “uma mulher à frente do seu tempo”.

"Uma desbravadora de notícias e culturas, que imprimia sua personalidade corajosa em tudo que fazia. Marcou a história da TV com uma intimidade de quem conversava com as câmeras, trazendo o público para dentro de suas matérias. O brasileiro viajou com suas histórias, conheceu o mundo através de suas reportagens e aplaudia a forma simples de fazer o diferente", informava uma parte do texto do projeto, que contou também com as assinaturas dos vereadores Alexandre Beça (PSD) e Luciano Medeiros (PSD).

< Veja atrações da festa junina no Campo de São Bento, em Niterói Homem é preso após matar a facadas a esposa grávida no Rio <