Política

Câmara quer prioridade no PROEIS para PMs de Maricá

Pelo medida, policiais residentes em Maricá teriam prioridade para atuar no município pelo programa. Foto: PMRJ

Prioridade para que policiais moradores de Maricá trabalhem pelo Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) no município, esse foi o pedido do vereador Fabiano Novaes (DEM), recém-empossado. A solicitação aconteceu durante sessão plenária desta quarta-feira (11).

O vereador, que assumiu o mandato na última segunda-feira (9), prometeu investir em cobranças na área da Segurança Pública, perante os últimos fatos que aconteceram na cidade.

"Peço ao secretário de Segurança Pública que priorize os policiais militares que moram na cidade, pois podemos verificar que as maiores ocorrências acontecem com aqueles que residem na cidade. É notório que o morador trabalha com afinco, pois ele conhece e quer o bem para cidade", disse.

O parlamentar Rony Peterson (PR) apoiou a sugestão do colega vereador e afirmou que a segurança em Maricá melhorou em virtude da implantação do programa. O líder do Governo, Fabrício Bittencourt (PTB) se comprometeu em verificar a  possibilidade de priorizar policiais militares residentes  da cidade.

Atualmente, policiais militares de outros batalhões atuam na cidade pelo PROEIS em dias de folga. Apesar do reivindicação, a estratégia que garante a escolha do policiais também precisa passar pela Polícia Militar e Prefeitura de Maricá, também responsável pelos custos do projeto.

Programa

São cerca de 30 viaturas que funcionam todos os dias. A parceria da Prefeitura com a Coordenação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) da Polícia Militar teve início no dia 4 de outubro de 2017 quando 30 policiais que estavam de folga em seus batalhões e unidades passaram a atuar nas ruas da cidade, ao lado de agentes da Guarda Municipal e do efetivo policial que já atuava normalmente.

Cada um recebia  por cada 12 horas trabalhadas, desde então, seus salários são custeados integralmente pela Prefeitura de Maricá.

< Procurado por tráfico é preso no Centro de Maricá Restrições de serviços no Detran de Maricá <