Política

Candidatos entram na reta final em Niterói

O candidato Deuler da Rocha (PSL) ouviu moradores e, principalmente, ciclistas. Foto: Divulgação

Na reta final das campanhas eleitorais em Niterói, candidatos a prefeito seguiram fazendo corpo a corpo, nas principais ruas da cidade, nesta segunda-feira (9). Iniciando a semana que antecede às eleições que serão realizadas no próximo domingo (15), Deuler da Rocha (PSL) começou o dia realizando uma caminhada pela orla de Icaraí. Ouviu moradores e, principalmente, ciclistas. Deuler afirmou que vai ampliar a malha cicloviária da cidade.

"Niterói terá ampliação da quilometragem da malha cicloviária, além de reformas algumas que consideramos impróprias para os usuários. Expandindo as ciclovias, alinhando com nosso desejo de trocar pneus por trilhos, vamos transformar Niterói num exemplo de sustentabilidade, equacionando um dos maiores problemas da cidade, que é a mobilidade urbana", disse Deuler.

À noite, participou de uma live com o deputado federal Otoni de Paula.

Já a candidata Juliana Benício (NOVO), passou a manhã desta segunda-feira na comunidade do Preventório. Em conversa com os moradores e lideranças disse ter ouvido "que eles se sentem abandonados". Segundo ela, as reclamações eram sobre as creches, escolas e o médico de família.

"Por falta de vagas, pessoas de outros locais usam a creche do Preventório que fica superlotada. Apesar das inúmeras reclamações dos moradores nada é feito. Também há falta de vagas na escola e o médico de família tem filas gigantescas. Pessoas que fizeram um exame preventivo só conseguem o resultado quando já está vencido", disse Juliana.

Benício afirma que pretende reduzir o número de secretarias para 15, acabar com as 15 regionais, reduzir a administração indireta para seis órgãos e extinguir a Neltur e Emusa, caso eleita.

"Vai ser um dos nossos principais instrumentos para acabar com os pistolões, o apadrinhamento, zerar as filas. Caberá a essa secretaria acompanhar todo o processo de prestação dos diferentes serviços ofertados pela administração pública, garantindo monitoramento dos processos, a avaliação da qualidade do serviço e a mensuração de resultados dos serviços prestados pelas diversas secretarias", explicou a candidata.

Ela passou a tarde em contato com eleitores do Jardim São João e das ruas do entorno.

"Falei dos meus planos para aquela área e os comerciantes ficaram empolgados, principalmente com a revitalização que faremos no Jardim São João que vai ganhar “pontos de contemplação", disse.

O candidato Sérgio Perdigão (PSTU) se reuniu virtualmente com profissionais de educação apoiadores da campanha para discutir a continuidade da Greve em Defesa da Vida. À tarde se reuniu com equipe de campanha.

“Os governos estão mais preocupados com os lucros dos empresários do que com a vida dos trabalhadores. Toda essa pressão pela volta das aulas não é por preocupação com a educação. Estão preocupados com ter onde deixar as crianças para que os empresários possam convocar de volta os funcionários que estão dispensados ou em trabalho remoto. Esse ano letivo tem que ser cancelado, sem comprometer a formatura dos alunos das séries finais”, declarou o candidato.

A agenda do candidato Felipe Peixoto (PSD) também seguiu agitada nesta segunda-feira. O prefeitável fez reuniões internas de alinhamento de campanha e fechou o dia num restaurante, em Icaraí, com o jantar de adesão prestigiado por políticos como o deputado federal Hugo Leal, o coronel Salema e o senador Portinho, todos do PSD.

Coube ao seu vice, o vereador Bruno Lessa (DEM), manter a rotina de interação com os eleitores em mais caminhadas por comunidades da Região Oceânica, desta vez, a Beira da Lagoa, Esperança, Jacaré e Inferninho. Entre as propostas do Plano de Governo, Bruno falou da implantação do projeto de recuperação do sistema lagunar Itaipu-Piratininga e garantiu a manutenção do programa Niterói Presente e a finalização da Transoceânica.

"Primeiro vamos resolver o problema das lagoas da Região Oceânica, que estão muito poluídas. A atual administração nada fez nesses oito anos, e o descaso só aumenta. Vamos conversar com a Águas de Niterói para acabar com o derramamento irregular de esgoto nas duas lagoas e implantar um projeto para resolver de vez este triste quadro. E vamos fazer muito mais. Vamos ampliar de verdade o Niterói Presente e dar continuidade à obra da Transoceânica, que passará por uma auditoria e readequada para chegar até o Centro, essencial para minimizar os graves problemas de mobilidade. E iremos ainda concluir as obras de drenagem e a urbanização da região, trazendo o Vida Nova no Morro para todas as comunidades", explicou Bruno.

Axel Grael (PDT) prometeu levar o Niterói Presente para todas as regiões da cidade. O programa atua em mais de oito bairros e vem contribuindo para os avanços da cidade em Segurança Pública. Niterói registra os melhores índices dos últimos 20 anos nessa área, segundo o governo municipal. Totalmente custeado pela Prefeitura, o Niterói Presente integra o Pacto Niterói Contra A Violência, que Grael também promete ampliar.

Os programas de segurança pagos pela prefeitura colocam em média 485 homens patrulhando a cidade diariamente. Grael defende que com a ampliação da cobertura para todas as regiões da cidade, os índices de criminalidade do município vão apresentar queda ainda maior.

“O reforço do policiamento a partir do Niterói Presente liberou o efetivo da Polícia Militar para atuar em outras áreas, cobrindo toda a cidade. Vamos expandir o programa para atender um pedido dos moradores e dar continuidade aos avanços da gestão do prefeito Rodrigo Neves. Para se ter uma ideia, atualmente a prefeitura financia cerca de 60% do policiamento de Niterói. Esse trabalho precisa seguir”, diz Grael, um dos idealizadores do Pacto Niterói Contra a Violência.

O candidato Allan Lyra (PTC) iniciou sua manhã panfletando no Largo do Marrão, onde pôde conversar com comerciantes e moradores locais. À tarde aproveitou para ouvir as demandas de camelôs do centro da cidade. Em seguida, fez panfletagem na rua Moreira Cesar. Encerrou o dia se reunindo com apoiadores de um candidato a vereador.

"Agora o povo já me conhece. Uma simples caminhada já mostra que muitos comerciantes e moradores por onde passam estão comigo. Para os candidatos que acham que tenho poucos votos, acho que terão uma bela surpresa este domingo", disse o candidato.

Os candidatos Flavio Serafini (PSOL), Renata Esteves (PMB) e Tuninho Fares (DC) não informaram compromisso de campanha até a publicação da matéria.

Publicada às 20h26

< Roberto Sales com Covid-19 a uma semana da eleição em São Gonçalo Bolsonaro: Brasil vai comprar qualquer vacina certificada pela Anvisa <