Política
Cláudio Castro toma posse como governador do Rio de Janeiro
Publicada às 12h09. Atualizada às 15h50
Após a confirmação do impeachment de Wilson Witzel (PSC), Cláudio Castro assume de forma definitiva o cargo de governador do estado do Rio de Janeiro até dezembro de 2022. A cerimônia de posse aconteceu no Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), neste sábado (1).
O evento foi iniciado por volta das 11h15 da manhã, Castro, que estava acompanhado da esposa e de seu filho, foi recebido pelo presidente da casa, o deputado André Cecíliano (PT) e outros parlamentares. Durante a posse, Cecíliano resaltou os desafios enfrentados pelo estado e desejou sorte ao novo governador.
"Em mim o senhor terá um amigo até para discordar, mas sempre com lealdade e franqueza na busca de soluções. Mais do que um aliado, o senhor tem um amigo", disse.
Em seu discurso, Cláudio Castro agradeceu a sua família e afirmou que fará uma gestão baseada no diálogo. Além de citar que irá lutar contra a fome e a geração de empregos no estado. O governador afirmou também o seu compromisso em reduzir os índices de violência.
"Iniciamos hoje um novo tempo na história do Rio de Janeiro, um tempo de reconstrução. O momento é realmente de reconstrução, de firmamos um pacto pela retomada dos empregos, de enfrentarmos a pobreza e a fome, pela vida da população do estado do Rio de Janeiro. Quero fazer um pacto pela recuperação econômica do nosso Rio de Janeiro. O nosso povo precisa voltar a sonhar com o futuro"
Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro.
Castro é filiado ao Partido Social Cristão (PSC) e atua como governador desde agosto de 2020, quando o Superior Tribunal de Justiça (STF) afastou Wilson Witzel do governo, baseado na suspeita de desvios em contratos públicos durante a pandemia da Covid-19.
Supera Rio e Bairro Seguro
Em seu discurso, o governador frisou que o olhar para o futuro requer um foco no presente voltado para a camada da população mais vulnerável. Castro anunciou que começará a ser feito este mês o pagamento do programa Supera Rio, que vai destinar R$ 200 mensais a famílias com renda per capita de até R$ 178.
"Vamos iniciar, em maio, o pagamento do auxílio emergencial, que, combinado com a linha de financiamento aos nossos pequenos empreendedores, beneficiará milhares de famílias e pequenos empresários. É a máxima das duas vacinas. A primeira está aí, sendo aplicada em nosso povo; e a segunda, que é para combater a fome e o desemprego, chegará nas próximas semanas", disse.
Também este mês, será lançado o programa Bairro Seguro, que levará policiamento comunitário aos bairros.
"Sonho ver nossas crianças voltarem a andar pelas ruas, assim como fiz em minha juventude, seja em Cambuci ou na Tijuca, onde passei grande parte da minha vida. É meu compromisso reduzir nossos índices de violência, sempre nos baseando em inteligência e investigação. Segurança pública é sinônimo de vida, empregos e desenvolvimento", concluiu.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!