Logo Enfoco


    Novos comandos

    Cláudio Castro troca chefes da Polícia Civil e dos Bombeiros

    Felipe Curi e Tarciso de Salles Junior assumem os postos

    Publicado 02/09/2024 às 20:01 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Cláudio Castro anunciou as mudanças em suas redes sociais
    Cláudio Castro anunciou as mudanças em suas redes sociais |  Foto: Divulgação / Palácio Guanabara

    O governador Cláudio Castro demitiu, nesta segunda-feira (2), o chefe da Polícia Civil, Marcus Vinícius Amim, e o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro. Ambos foram chamados ao Palácio Guanabara, onde foram informados da decisão pelo governador.

    Felipe Curi, atual diretor do Departamento de Homicídios, foi nomeado para assumir a chefia da Polícia Civil. Já o coronel Tarciso Antônio de Salles Junior, corregedor-geral da Secretaria de Saúde, foi convidado para ocupar o comando da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

    Em uma publicação nas redes sociais, Cláudio Castro anunciou as mudanças, destacando a intenção de fortalecer as forças de segurança do estado, mas sem explicar os motivos específicos para as demissões.

    "Com o objetivo de fortalecer ainda mais as forças de Segurança do Estado, determinei uma reestruturação importante no secretariado (...) Agradeço aos ex-secretários Marcus Amim e Leandro Monteiro pelo importante trabalho e dedicação ao longo do tempo em que lideraram suas pastas. Com essas mudanças, seguimos firmes no compromisso de servir cada vez melhor a população do Rio de Janeiro", escreveu o governador.

    Marcus Vinícius Amim

    Marcus Vinícius Amim havia assumido o cargo de chefe de Polícia Civil em 19 de outubro de 2023. Para sua nomeação, foi necessária a aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, que flexibilizou o tempo mínimo de 15 anos de função para delegados assumirem cargos na liderança da Secretaria de Polícia Civil.

    A demissão de Amim marca a quarta troca no comando da Polícia Civil durante o governo de Castro, que já havia passado por José Renato Torres, Fernando Albuquerque e Allan Turnowski.

    Leandro Monteiro

    Leandro Monteiro, por sua vez, estava à frente da Secretaria de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros desde 2020. Em uma mensagem de despedida, Monteiro citou um trecho bíblico.

    "Como diz a Bíblia: 'tudo tem o seu tempo debaixo do céu.' E o meu tempo à frente da Secretaria de Corpo de Bombeiros e Defesa Civil se encerra hoje. Levo comigo a certeza de que combatemos o bom combate. Melhoramos a infraestrutura, aumentamos a tropa, conseguimos novos equipamentos… levo a saudade, as histórias e as conquistas, deixo o abraço e um muito obrigado! Meu agradecimento também ao governador Cláudio Castro pela confiança. Vamos em frente, desejo tudo de bom para o governo e para o povo do Rio de Janeiro", disse o ex-secretário.

    O coronel Tarciso Antônio de Salles Junior, novo comandante, foi corregedor-geral da Secretaria de Saúde e, anteriormente, atuou como secretário de Proteção de Defesa Civil de Magé e Corregedor do Corpo de Bombeiros.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Escola de Niterói vai levar festa junina para Sapucaí; entenda

    Próximo artigo
    >

    Carro capota na Ponte Rio-Niterói e imagem impressiona; vídeo

    Relacionados em Política