Política

Conheça os novos vereadores de Niterói

Vereador, vereadores, câmara, Niterói
O Legislativo municipal recebe oito novos parlamentares a partir de 1º de janeiro de 2021. Foto: Pedro Conforte

Das 21 cadeiras disponíveis na Câmara Municipal de Niterói, 8 passam a ser ocupadas por parlamentares estreantes, a partir de 1º de janeiro de 2021. Já 13 vagas continuam preenchidas por antigos donos que acabaram de ser reeleitos neste domingo (15). A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O PDT, legenda do candidato a prefeito eleito, Axel Grael, tem o maior número de representantes no legislativo municipal: 4. Seguido do PSOL com 3. Niterói fez história neste pleito ao eleger a primeira mulher vereadora transexual, Benny Briolly (PSOL), que teve 4.358 votos.

Após receber a notícia da eleição, Benny disse que a candidatura representa 'o maior enfrentamento da desigualdade e fascismo' em Niterói. Integrante do movimento Orgulho e Luta Trans de Mulheres Transexuais e Travestis de Favela e em situação de prostituição, a militante atuava no mandato da deputada federal Talíria Petrone, quando parlamentar na Câmara de Niterói.

"O Rio de Janeiro elegeu hoje a primeira travesti em Niterói. Eu sou a primeira eleita no Estado do Rio. Isso significa o maior enfrentamento na história do fascismo e do conservadorismo. A minha candidatura representa hoje em Niterói o maior enfrentamento da desigualdade e fascismo, que causa lgbtfobia, machismo, racismo estrutural… Se existe hoje algo que represente enfrentar e fazer nova política, esse alguém somos nós"

Benny Briolly

O parlamentar Andrigo (PDT) foi reeleito com o maior número de votos da cidade: 4.783. Em 2016, quando participou do segundo pleito, ele também ficou entre os dez mais votados. Para ele, garantir cadeira no plenário da Casa significa a 'realização de um sonho'. Andrigo, que começou a trajetória política em 2008, também comentou que 'Niterói deu um exemplo de renovação', o que considera um importante passo para o processo político e democrático.

“Fico feliz com o resultado de hoje porque foi uma eleição muito difícil, não é fácil fazer uma campanha no meio de uma pandemia, mas graças a Deus o nosso trabalho construído nos últimos 8 anos foi reconhecido nas urnas. É um sonho que estou realizando e participar do crescimento do PDT na nossa cidade me enche de orgulho, e afirmo com todas as letras: o resultado de hoje demonstra a grande liderança política do prefeito Rodrigo Neves e a vitória do Trabalhismo nas urnas de Niterói".

Andrigo

Ele ainda disse que o apoio do prefeito fez esse 'momento histórico' acontecer, acrescentando ser 'fundamental dar continuidade ao legado do Neves para Niterói seguir avançando'. E parabenizou aos demais colegas eleitos.

"E tenho certeza que o nosso prefeito eleito Axel Grael cumprirá essa missão com louvor, a quem parabenizo pela grande vitória no primeiro turno. Quero parabenizar também meus colegas eleitos no PDT, Renato Cariello, Binho Guimarães e Boechat, certo de que juntos defenderemos o Trabalhismo na Câmara Municipal. Gostaria de dar meus cumprimentos as vereadoras eleitas e aos vereadores eleitos nessa eleição, vamos continuar com as transformações na cidade, construindo uma cidade moderna, mais justa e ainda mais vibrante. Me sinto honrado com cada voto confiado a mim, agradeço muito a toda minha equipe de mandato e de campanha, que foi construída a muitos mãos, mentes e corações. Obrigado, Niterói”, finalizou Andrigo.

Neste ano, o segundo vereador mais votado foi Professor Tulio (PSOL), com 4.534 votos. Ele diz que fará um mandato participativo, defendendo a Educação e a Ciência.

"Foi uma grande vitória da Ciência, da UFF, da Educação. Fizemos uma campanha contra o bolsonarismo e acho que população quando me coloca como segundo mais votado, está querendo a UFF em Niterói. Vamos fazer um mandato participativo defendendo o professor, que não aguenta mais ser massacrado, com salários baixos. Nosso trabalho busca o resgate do respeito e do brilho nos olhos do professor", frisou.

Renato Cariello (PDT) teve 4.457 votos, figurando a terceira posição. Em seguida, aparece Paulo Velasco (AVANTE) que teve 4.377 votos e na quinta posição Benny Briolly (PSOL) com 4.358 votos.

O Legislativo municipal recebe oito novos vereadores. São eles:

  • Professor Tulio (PSOL) - 4.534 votos
  • Benny Briolly (PSOL) - 4.367 votos
  • Fabiano Gonçalves (Cidadania) - 3.464 votos
  • Binho Guimarães (PDT) - 2.999 votos
  • Boechat (PDT) - 2.916 votos
  • Douglas Gomes (PTC) - 2.416 votos
  • Daniel Marques (DEM) - 2.411 votos
  • Folha (PSD) - 1.362 votos

Veja a quantidade de votos por vereador:

  • Andrigo (PDT) - 4.783 votos
  • Professor Tulio (PSOL) - 4.534 votos
  • Renato Cariello (PDT) - 4.458 votos
  • Paulo Velasco (AVANTE) - 4.378 votos
  • Benny Briolly (PSOL) - 4.367 votos
  • Cal (PP) - 4.320 votos
  • Veronica Lima (PT) - 4.220 votos
  • Paulo Eduardo Gomes (PSOL) - 3.978 votos
  • Leandro Portugal (PV) - 3.838 votos
  • Gallo (Cidadania) - 3.597 votos
  • Beto da Pipa (PL) - 3.532 votos
  • Fabiano Gonçalves (Cidadania) - 3.464 votos
  • Binho Guimarães (PDT) - 2.999 votos
  • Dr. Emanuel Rocha (Solidariedade) - 2.956 votos
  • Boechat (PDT) - 2.916 votos
  • Leonardo Giordano (PCdoB) - 2.676 votos
  • Rodrigo Farah (MDB) - 2.632 votos
  • Douglas Gomes (PTC) - 2.416 votos
  • Daniel Marques (DEM) - 2.411 votos
  • Casota (PSDB) - 1.512 votos
  • Folha (PSD) - 1.362 votos

Você sabe qual o papel do vereador?

De acordo com a Constituição Federal, cabe ao vereador elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso o prefeito Axel Grael (PDT) eleito com 62,58% dos votos na noite deste domingo (15).

São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as normas a serem aplicadas no município, principalmente sobre matérias que envolvam impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade.

Entre essas leis, também está a Lei Orçamentária Anual, que define como deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

A palavra “vereador” é do vocábulo “verea”, forma arcaica portuguesa de vereda ou caminho. Sendo assim, o vereador é aquele que vereia ou orienta o caminho, ou seja, ele é a ligação entre o povo e seu governo.

Uma das missões do vereador, conforme ensina o Tribunal Superior Eleitoral, é ouvir o que os eleitores querem para, então, propor e aprovar esses pedidos na respectiva Câmara Municipal, além de fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Por isso, é importante que o eleitor acompanhe a atuação do vereador ao longo do mandato para verificar se o trabalho está sendo bem desenvolvido.

Para tanto, os cidadãos podem ir às sessões legislativas ou mesmo conversar com os vereadores em seus gabinetes, que devem manter um canal aberto para seus eleitores. Eventuais irregularidades podem ser denunciadas ao Ministério Público, a quem cabe fiscalizar o poder público.

Falando em fiscalização, essa também é uma das atribuições do vereador, que tem o poder e o dever de fiscalizar a administração do prefeito, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento e a boa aplicação e gestão do dinheiro público.

< Saiba quem são os vereadores eleitos em São Gonçalo Pix começa a funcionar para todos nesta segunda <