Política

Conselho de Ética aprova cassação do mandato de Flordelis

Imagem ilustrativa da imagem Conselho de Ética aprova cassação do mandato de Flordelis
Flordelis tem cinco dias para recorrer da decisão. Foto: Arquivo/Pedro Conforte

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu, por 16 votos a 1, pela cassação do mandato da deputada Flordelis dos Santos de Souza (PSD), acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, no bairro Pendotiba, em Niterói. A decisão foi tomada durante audiência realizada na tarde desta terça-feira (8).

Os deputados aprovaram o relatório do deputado Alexandre Leite (DEM-MG), apresentado no último dia 1º. Em seu relatório de 28 páginas, Alexandre Leite afirmou que o conjunto de indícios, tomados em encadeamento lógico, revela-se suficiente para a tomada da decisão pela perda do mandato.

“Foram analisados diálogos obtidos a partir da quebra dos sigilos telefônicos e telemáticos, os depoimentos dos envolvidos e de testemunhas, bem como os respectivos relatórios policiais, provas obtidas pela justiça e compartilhadas com este relator em caráter sigiloso”, explicou.

O único voto contrário a cassação do mandato da parlamentar foi de Márcio Labre (PSL-RJ). Caso seja de seu interesse, Flordelis tem cinco dias úteis para recorrer da decisão. Após o recurso, o processo segue para o plenário da Câmara, onde a maioria absoluta dos deputados precisa concordar com a perda ou manutenção do mandato. Ainda não há data para a votação em plenário.

Logo Enfoco

Plantão Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Iris Stefanelli fala sobre Ariadna e leva fora de Angélica: 'Zero a esquerda' Pix terá mecanismo de devolução de dinheiro até o fim do ano <