Política
Cyro Garcia é confirmado na disputa pela Prefeitura do Rio
A convenção do diretório municipal do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) do Rio de Janeiro, realizada neste sábado (5), aprovou por unanimidade a candidatura de Cyro Garcia à prefeitura da cidade, tendo a professora Elisa Guimarães como vice na chapa.
Esta é a 5ª vez que Cyro assume a tarefa de defender o programa do partido como candidato majoritário nas eleições municipais, tendo concorrido a prefeito anteriormente em 1996, 2000, 2012 e 2016. Ele é bancário aposentado e professor universitário, militando no movimento sindical e socialista desde a década de 1970 .
Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da CUT, foi dirigente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, tendo sido presidente da entidade entre 1988 e 1991. Foi militante da Liga Operária, organização clandestina que participou da construção do PT e se converteu no interior deste partido na corrente Convergência Socialista.
Quando da expulsão da Convergência Socialista do PT, Cyro acompanhou a corrente na organização do PSTU, partido do qual é o presidente do diretório estadual. Exerceu o mandato de deputado federal por 10 meses em 1993, como suplente de Jamil Haddad.
Também foram aprovadas as candidaturas proporcionais da chapa do partido, com seis nomes. O médico Gustavo Treistman, que atende em clínicas da família no município e atua em defesa dos profissionais da saúde, do SUS e do combate a pandemia. Vinicius Camargo, diretor licenciado do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro.
E também Samantha Guedes e Gualberto Tinoco, o Pitéu, que são diretores licenciados do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, e ativistas na luta em defesa dos trabalhadores e de uma Educação pública e gratuita. Os também professores, Albano Teixeira, aposentado pelo Colégio Pedro II, e Elisia, completam a chapa.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!