Eleições

Debate presidencial começa com críticas sobre a ausência de Lula

Petista informou que já tinha compromissos para a data

Sete candidatos debatem questionamentos sem Lula
Sete candidatos debatem questionamentos sem Lula |  Foto: Reprodução
  

O debate presidencial realizado neste sábado (24) no estúdio do SBT começou com críticas ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista revelou nesta sexta-feira (23) que não iria participar do evento.

Lula afirmou que já tinha outros atos que já tinha confirmado presença e sua agenda estaria lotada, sem tempo para se preparar para o debate. Neste sábado (24), o candidato participou de comícios em São Paulo.

"Eu adoraria participar porque eu tenho um profundo prazer de participar de debate. É bom participar de debate. Lamentavelmente o debate do SBT demorou um pouco... minha coordenação mandou uma carta falando que era para fazer um pool. Demorou, quando veio a resposta do debate eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo", justificou Lula.

A ausência do candidato foi motivo de críticas feitas por adversários ao cargo de presidente. Soraya Thronicke (União Brasil) comparou a falta de Lula como a ausência em uma entrevista de emprego.

Você contrataria um candidato que faltou a entrevista de emprego? Isso é uma covardia. Soraya Thronicke, Candidata à presidência
  

Ciro Gomes (PDT) também criticou a falta de Lula.

Ele não tem como explicar nem as promessas nem as denúncias de corrupção. Ciro Gomes, Candidato à presidência
  

O debate deste sábado foi composto por Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D'Ávila (Novo) e Padre Kelmon (PTB).

Emissora responde

O pool de veículos de comunicação formado por SBT, CNN Brasil, Terra, NovaBrasil, Estadão/Eldorado e Veja, organizadores do evento, informou que recebeu com surpresa, a declaração dada à imprensa pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para justificar a decisão de se ausentar do debate.

Segundo a organização, a formação do pool deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha, com a parceria firmada originalmente entre SBT, VEJA, Nova Brasil e Estadão/Eldorado, ainda em março deste ano. O grupo ainda acrescentou que que comunicou a realização do debate em março em uma reunião com representantes dos candidatos convidados. 

"A campanha de Lula esteve presente em tal reunião, assim como em todas as demais reuniões convocadas para discutir os detalhes e regras do debate. O pool lamenta a decisão do candidato de não participar, por entender que o debate é um dos mais importantes instrumentos para fomentar a democracia e ajudar o eleitor na hora do voto", diz o comunicado.

< Time de Textor avança na copa com gols de jogadores ex-Botafogo Suspeito de aliciar menina para produzir pornografia é preso no Rio <