Política

Definidos novos secretários de Saúde e Educação do Rio

Comte vai assumir a pasta da Educação. Foto: Alerj

O governador em exercício, Cláudio Castro, definiu após reunião que aconteceu na manhã desta sexta-feira (25), os nomes que irão assumir as secretarias de Educação e Saúde. Em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os novos secretários terão a missão de conter a pandemia e avaliar o possível retorno das aulas no ensino médio. As nomeações serão publicadas em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (25).  

Para a primeira pasta, o escolhido foi o ex-deputado estadual Comte Bittencourt, filiado ao Cidadania. Ele teria inicialmente recusado o convite feito por Castro, mas reconsiderou após reunião com o governador na última quinta-feira.

A Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) estava, até então, sob comando interino da subsecretária Cláudia Lasry Martins desde o dia 16, quando Pedro Fernandes foi exonerado do cargo por suspeita de envolvimento em esquemas de desvios na área social do estado e prefeitura.

Comte começou a vida parlamentar em Niterói, em 1992, cumprindo três mandatos de vereador até chegar à presidência da Câmara Municipal. Em 1998, foi convidado a assumir a Secretaria Municipal de Educação de Niterói.

Ele foi eleito pela primeira vez deputado estadual em 2002. Bittencourt também exerceu quatro mandatos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), onde presidiu, de 2004 à 2018, a Comissão de Educação da Casa.

Sobre a mudança na Secretaria de Educação, o governador em exercício declarou: "O Comte tem uma brilhante trajetória e contribuição relevante na área da Educação. Ele chega à nossa equipe para somar com sua expertise e perfil técnico".

Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) foi assumida pelo médico pneumologista Carlos Alberto Chaves de Carvalho, de 70 anos. Ele é ex-diretor de hospitais estaduais e da central de regulação de leitos.

Atualmente, a pasta segue sob o comando de Alex Bousquet, que entregou o cargo na semana passada.

"Agradeço a dedicação de Bousquet à frente da Secretaria de Saúde, durante um dos períodos mais difíceis da história do nosso estado. Seu trabalho não será esquecido", afirmou Cláudio Castro, aproveitando para dar as boas-vindas a Carlos Alberto no Governo do Estado. 

Por quase uma década, Carlos Alberto Chaves de Carvalho foi supervisor do Gate-Saúde, Grupo de Apoio Técnico ao Ministério Público do Rio de Janeiro. Formado pela UFF e com MBA em Gestão de Saúde pela FGV, o médico também foi responsável por reestruturar e dirigir as mais importantes unidades de saúde do Estado, como os hospitais Getúlio Vargas, Adão Pereira Nunes, Eduardo Rabelo e João Batista Cáffaro.

< Projeto perdoa quem recebeu indevidamente auxílio emergencial Matheus Cunha substitui Gabriel Jesus na Seleção <