Direitos

Deputado aciona MP para garantir piso nacional do magistério

Vitor Junior destaca que a lei foi sancionada há 15 anos

Documento enviado ao MPF e MPRJ apresenta propostas para viabilização do aumento salarial
Documento enviado ao MPF e MPRJ apresenta propostas para viabilização do aumento salarial |  Foto: Divulgação
 

O deputado estadual Vitor Junior entrou, nesta quarta-feira (16), com representação no Ministério Público Federal e Estadual para garantir que os profissionais das escolas estaduais do Rio recebam o Piso Nacional do Magistério.

O documento já enviado aos dois órgãos pede que sejam adotadas medidas para retirar a educação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), garantindo assim o aumento à categoria.

O Governo do Estado vem alegando, nos últimos meses, que o Regime estaria impedindo o cumprimento da Lei nº 11.738 de 2008, que estabelece os reajustes na remuneração aos educadores.

Além de questionar a aplicação do RRF no salário dos profissionais de ensino, apontada pelo Estado como impeditivo ao reajuste das remunerações, o documento apresenta propostas para viabilização desse aumento. 

O deputado Vitor Junior destaca que a lei do aumento do piso foi sancionada há 15 anos, de forma que os entes federativos pudessem adequar as remunerações dentro de seus orçamentos.  

"O pagamento do Piso do Magistério é uma demanda muito justa e de longa data. É fundamental que o Estado do Rio de Janeiro possa implementar esse direito dos profissionais da educação. O que estamos solicitando com a representação é que o Ministério Público se sensibilize com a importância de permitir legalmente que os salários sejam reajustados", defende o deputado. 

O cumprimento do piso vai beneficiar todas as carreiras do magistério estadual, sejam ativos e inativos, que atualmente recebem menos do que o valor estipulado pela lei.

< Divulgado o calendário dos ensaios técnicos das escolas na Sapucaí Ex de Luciana Mello assume novo namoro um mês após separação <