Política
Deputado Gustavo Schmidt confirma saída do PSL
O deputado estadual de primeira viagem Gustavo Schmidt afirmou que deve deixar o Partido Social Liberal (PSL) até setembro. O parlamentar se reunirá com o presidente estadual da legenda, o senador Flávio Bolsonaro, para negociar a saída.
Schmidt é um dos 12 deputados da bancada do PSL na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Um almoço previsto para acontecer nesta sexta-feira (23) com o senador Flávio Bolsonaro deve oficializar a saída do deputado.
"Estamos em diálogo e a ideia é tratar da saída de forma tranquila", pontuou Schmidt, para quem o PSL não oferece espaço político suficiente. O casamento com a sigla durou pouco mais de um ano: o deputado está no PSL desde março de 2018.
Na raiz da migração está a cisão com o deputado federal Carlos Jordy, presidente do diretório de Niterói, onde o Schmidt tem base eleitoral. Logo depois das eleições gerais, quando chegaram ter comitê de campanha compartilhado, Schmidt se afastou de Jordy — quem apontou, em declarações anteriores, falta de afinidade ideológica entre a dupla.
Schmidt foi o sexto parlamentar mais votado em Niterói e o 35º no estado, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ascendeu tendo como plataforma o liberalismo econômico e proteção aos policiais, mas ao longo do mandato se aproximou de questões ambientais.
Atualmente, Schmidt preside a Comissão de Saneamento Básico (Cosan) e apoia a CPI dos Hidrômetros para investigar denúncias contra a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).
O PSL, procurado, ainda não se pronunciou sobre a saída do parlamentar.
PSC
Nas últimas semanas, Wilson Witzel teria cotado Schmidt para ser candidato do Partido Social Cristão (PSC) à Prefeitura de Niterói. Porém, ao contrário de Jordy, que já se posiciona como pré-candidato ao Executivo de Niterói, Schmidt afirmou ainda não vislumbrar o cargo.
“Apesar do movimento do governo estadual pela candidatura, este é o meu primeiro mandato como deputado estadual e ainda há muito a somar dentro da Casa”, considerou o parlamentar.
O partido de destino do parlamentar ainda não foi definido. Ainda assim, Schmidt se disse honrado por ter seu nome cotado pelo governador em uma eventual filiação ao PSC.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!