Alerj

Deputados querem mais delegacias em casos de crianças desaparecidas

Sugestão consta no relatório final da CPI aprovado nesta terça

CPI investiga casos de crianças desaparecidas no estado do Rio
CPI investiga casos de crianças desaparecidas no estado do Rio |  Foto: Marcelo Tavares
  

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (10), o relatório final da CPI sobre casos de crianças desaparecidas no estado do Rio. 

Tendo como relator o deputado Danniel Librelon (REP), e presidida pelo deputado Alexandre Knoploch (PSL), a comissão constatou a necessidade de criar mais delegacias especializadas no assunto, principalmente na Zona Oeste do Rio e na Baixada Fluminense, onde os casos costumam ser frequentes. 

A CPI também destacou a importância do Alerta Pri, tecnologia que dispara SMS com informações da pessoa que está sumida para um cadastro que abrange três milhões de telefones nas primeiras 24 horas do desaparecimento.

Segundo a delegada Ellen Souto, titular da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) da Polícia Civil, já foram encontradas 18 pessoas desde o início do funcionamento da ferramenta. 

Polícia Civil diz que já foram encontradas 18 pessoas desde o início do funcionamento do Alerta Pri
 

Desde junho de 2021, os parlamentares ouviram diversas mães de desaparecidos e responsáveis de órgãos públicos relacionados ao tema, como a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), a Polícia Civil (PCERJ), Ministério Público Estadual (MPRJ) e a Defensoria Pública. 

Relator da CPI, o deputado Danniel Librelon disse que aprovação representa avanço para as famílias
Relator da CPI, o deputado Danniel Librelon disse que aprovação representa avanço para as famílias |  Foto: Divulgação
  

Para o deputado Danniel Librelon, a aprovação do relatório final e das sugestões representa um grande avanço para familiares de desaparecidos. 

"Pedimos  urgência no treinamento de agentes públicos, aplicação de melhores técnicas de investigação e abordagem, além de humanização no atendimento aos familiares que já chegam muito fragilizados nas delegacias", pontuou Librelon. 

O parlamentar, que atualmente preside a Comissão Especial para discutir e tratar  soluções para o enfrentamento crescente de pessoas desaparecidas, atentou para duas leis de sua autoria que recentemente foram sancionadas pelo governador. 

"O Cartão Prontidão, garante auxílio de um salário mínimo, por até três meses, aos familiares de pessoas desaparecidas. Uma outra lei muito importante, foi a criação do Núcleo de Acolhimento de familiares de desaparecidos. O objetivo é proporcionar aos familiares um atendimento humanizado”, destaca. 

< Pre-pa-ra a nota! Anitta vai dar aula em universidade Exu da Grande Rio assina contrato com emissora para estrelar série <