Política

Dimas aciona a Justiça após ser alvo de nova fake news

Candidato foi alvo de nova fake news neste sábado (21). Foto: Plantão Enfoco

O corpo jurídico do candidato à Prefeitura de São Gonçalo, Dimas Gadelha (PT), acionou a Justiça Eleitoral para denunciar a divulgação de notícias falsas (fake news). Neste sábado (21) o nome do petista foi vinculado ao atual prefeito da cidade, José Luiz Nanci (Cidadania), em uma espécie de parceria, que teria o objetivo de beneficiá-lo no segundo turno.

A publicação afirmava que Nanci teria "fechado a cidade" para ajudar Dimas, fazendo referência ao decreto publicado na última quinta-feira (19), que reforçava as medidas de prevenção ao novo coronavírus na cidade.

De acordo com uma nota oficial divulgada pela assessoria do candidato, a divulgação dessa notícia não será a única denúncia a ser feita à Justiça Eleitoral. No último dia 11 o jurídico da campanha já havia informado que acionou a polícia devido a falsa notícia que o comitê eleitoral foi fechado por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

"Estamos sofrendo uma série de ataques cibernéticos e não vamos nos calar. Estamos denunciando aos órgãos competentes, para que essas publicações sejam alvo de investigação e respondam civil e criminalmente. De acordo com a Lei 13.834/2019, compartilhar fake news nas redes sociais prevê pena de até oito anos de prisão e multa. É bom que todos tenham ciência disso", alertou o advogado da coligação 'São Gonçalo Pode Mais', Marcelo Larangeira.

Dimas disputa o segundo turno, que acontece no próximo dia 29, com o Capitão Nelson (Avante). O candidato petista recebeu 31,36% dos votos, enquanto o policial militar reformado recebeu 22,82%, e relatou que os ataques se intensificaram desde que foi o mais bem votado para assumir o Executivo de São Gonçalo.

"O país já vive tempos difíceis demais para continuar cercado por gente que espalha mentiras e calúnias todo o tempo. Enquanto eles perdem tempo criando imagens e mentiras contra a nossa campanha, a gente segue firme na luta por uma cidade melhor com projetos concretos de políticas públicas para a sociedade".

Dimas Gadelha (PT)

Procurada, a assessoria do atual prefeito, José Luiz Nanci, informou que "ele se mantém isento neste segundo turno e liberou todos os seus correligionários para apoiarem quem quiser".

"Sofremos com as fake news no primeiro turno e condenamos esse tipo de prática. É muito ruim para o processo eleitoral e para a cidade. A população quer saber de propostas e planos".

Nota do prefeito José Luiz Nanci

< Niterói volta a distribuir máscaras para população Parte do teto de shopping desaba em Niterói <