Mudança
Douglas Gomes pode deixar a Câmara de Niterói; entenda
Policial do Bope pode assumir vaga do vereador
Vereador mais votado da história de Niterói em 2024, com 16.369 votos, Douglas Gomes (PL) pode estar de saída da Câmara Municipal para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A possibilidade, embora ainda incerta, foi confirmada pelo parlamentar ao ENFOCO nesta segunda-feira (4).
No Parlamento estadual, ele substituiria o deputado estadual Dr. Serginho (PL), eleito prefeito de Cabo Frio, na Região dos Lagos. Gomes teve mais do que o dobro de votos do segundo vereador melhor avaliado na cidade, o candidato reeleito Professor Túlio (PSOL), que faturou 6.789 votos.
Prioridade do parlamentar
Apesar dessa oportunidade, Douglas deixou claro que sua prioridade atual é outra.
Meu objetivo é liderar a bancada do PL na Câmara Municipal de Niterói
"A minha ida [para a Alerj] está sendo cogitada, mas não é meu foco. Meu objetivo é liderar a bancada do PL na Câmara Municipal de Niterói. Se a vaga surgir, faremos uma análise conjunta para garantir que o trabalho continue aqui [na Câmara], com um deputado estadual fortalecendo a fiscalização", afirmou o vereador.
Quem poderá assumir o cargo?
O Partido Liberal (PL) atualmente possui a maior bancada da Câmara de Niterói, com quatro parlamentares eleitos, ampliando vantagem sobre o partido da situação, o PDT, que elegeu três parlamentares.
Caso Douglas deixe o cargo em janeiro, o suplente Eduardo Paiva, policial militar do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), assumirá sua posição.
Se isso acontecer, farei uma análise
"Atualmente, temos três secretários e eu sou o quarto suplente. No momento, não há vagas disponíveis, mas uma pode surgir em janeiro. Se mantivermos os três secretários — Douglas Ruas, Anderson Moraes e Deodaldo — poderá haver uma vaga para mim. Se isso acontecer, farei uma análise", destacou Gomes.
Atual preocupação de Gomes
O vereador também enfatizou que sua possível ida à Alerj não afetará seu trabalho na Câmara de Niterói durante este mandato.
Vou garantir que a qualidade do trabalho na Câmara de Niterói não seja prejudicada
"Alguns eleitores estão questionando e outros apoiando, mas meu foco hoje é ser vereador. Se a vaga abrir, analisaremos a conjuntura política para garantir que a qualidade do trabalho na Câmara não seja prejudicada, assegurando que um deputado estadual atuante também contribua com a fiscalização na cidade", finalizou Gomes.
De acordo com a legislação brasileira, se um vereador optar por assumir um cargo na Alerj, ele deve renunciar ao seu mandato na Câmara Municipal. Após a renúncia, é essencial que ele transfira suas responsabilidades de maneira adequada, para que seu trabalho não seja prejudicado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!