Demora

Em Niterói, eleitores esperam quase três horas na fila

Pessoas chegaram cedo, mas informam falta de organização

Filas enormes no Leopoldo Froes, em Pendotiba
Filas enormes no Leopoldo Froes, em Pendotiba |  Foto: Marcelo Eugênio
  

Eleitores que votam neste domingo (2) no Colégio Estadual Leopoldo Froes, em Pendotiba, Niterói, denunciaram uma demora de mais de duas horas para conseguir votar. Outro ponto apresentado foi a falta de organização para as filas nas seções com prioridade.

O guarda vigilante Luiz Moura, de 52 anos, relatou esperar na fila por 2h25 minutos para conseguir garantir seu voto. Para ele, faltou organização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na hora de separar a entrada das pessoas com prioridade.

“Muita demora. Tem que ser assim, vai uma pessoa da fila, e depois vai uma de prioridade”, sugeriu o eleitor.

Para a Coordenação de Acessibilidade do TRE as filas de prioridade estão funcionando.

"Tem uma fila a parte. Elas esperam em uma fila ao lado para entrar. A gente encaminha porque sempre que eles pedem ajuda", relataram.

Eleitores esperaram mais de duas horas
Eleitores esperaram mais de duas horas |  Foto: Marcelo Eugênio
  

A aposentada Jaqueline Santos Oliveira, de 53 anos, também reclamou da demora nas filas, e que chegou a pensar em voltar para casa diante da situação. 

Está muito abafado. Pensei em desistir porque eu cheguei cedo achando que ia estar vazio, mas não Jaqueline Oliveira, Aposentada
  

Na prática, a falta de organização é evidente para os eleitores. A aposentada Sandra Maria Santos, de 65 anos, depois de ter aguardado na fila do lado de fora do Colégio, teve que enfrentar outra fila em seguida. 

"Quando eu cheguei lá na minha seção eles perguntaram se eu era prioridade, mas eu continuei na fila", disse.

Sandra ainda relatou que outros eleitores ficaram na mesma situação que a sua, que precisaram enfrentar as filas enormes, mesmo sendo do grupo de prioridades.

Eu vi um senhor que estava com uma senhora com deficiência. Ele foi lá na porta (da seção) e mandaram ele entrar na fila. E aí ele ficou ali na fila com ela. Sandra Santos, Aposentada
  

Eleitores também relataram que na Escola Técnica Estadual Henrique Lage, no Barreto, há filas enormes adentrando o pátio da instituição.

No Henrique Lage, a fila domina o pátio
No Henrique Lage, a fila domina o pátio |  Foto: Enfoco
  

O mesmo cenário acontece no Colégio La Salle Abel, em Icaraí, na Zona Sul do Município.

  

Apesar dos inúmeros relatos de demora em filas, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou que não seria possível afirmar que as filas são consequências da biometria. Segundo Moraes, as eleições estão acontecendo sem intercorrências.

"Não é possível afirmar que eventuais filas são consequências da biometria. Em algumas zonas e em várias seções já verificamos um aumento no número de eleitores. Ainda vamos saber se houve aumento no número de eleitores, que gera uma menor abstenção. Nesse período do almoço, entre 11h30 e 13h, mas estamos dentro do prazo", explicou.

Nada diferente do que em outras eleições. São pouquíssimas intercorrências. Alexandre de Moraes, Presidente do TSE
  

De acordo com o TRE, houve 43 ocorrências na cidade do Rio, 30 em Niterói, 28 em Duque de Caxias, 16 em Petrópolis, 16 em São Gonçalo, 13 em Campos dos Goytacazes, 12 em Volta Redonda, 10 em São João de Meriti, sete em Macaé e em Magé, e seis em Nova Iguaçu. O órgão não especificou qual tipo de ocorrência foi registrada.  

São Gonçalo

Eleitores de São Gonçalo também relataram problemas durante a votação. Muitos disseram que a demora foi maior para entrar do que nas filas em suas seções eleitorais. 

A faturista hospitalar Fernanda Santos, de 26 anos, contou que o tumulto na entrada foi por causa da mudança das seções.

Fila nas Eleições 2022, UERJ
Fila nas Eleições 2022, UERJ |  Foto: Marcelo Eugênio
  

"Eu cheguei por volta das 16h e encontrei uma fila imensa porque eles mudaram a organização das seções e como o pessoal já se organiza por conta do horário e sabe que está mais vazio, houve um tumulto por conta dessa mudança", disse.

A jovem ainda falou que a demora foi maior para entrar. "Eu fiquei uns 20 minutos na fila para entrar, e lá dentro só tinha mesmo três pessoas na minha frente", finalizou.

A jornalista Suzana Moura apontou uma má organização na zona eleitoral, e sentiu falta de informações. 

"A minha seção é uma seção vazia, só que aqui na Uerj tem muita gente e está mal distribuído. Está muito cheio para entrar e você precisar dar uma volta enorme para seções do segundo andar, mas eu consegui votar rápido. E achei que tinha poucas pessoas para informar", disse. 

< Eleitor quebra urna com pedaço de madeira após votar; veja o vídeo Em Niterói, eleitores esperam quase três horas na fila <