Política

Enchentes em São Gonçalo em debate na Câmara

Imagem ilustrativa da imagem Enchentes em São Gonçalo em debate na Câmara
Foram debatidas políticas públicas para a realização de obras de infraestrutura, ampliação da rede de prevenção para tragédias entre outros. Foto: Ascom/ Romario Regis

O Vereador Romario Regis (PCdoB) presidiu nesta terça-feira (9), na Câmara de vereadores de São Gonçalo, uma audiência pública sobre Políticas de Prevenção de Alagamentos e Deslizamentos em São Gonçalo. 

No encontro, foram debatidas políticas públicas para a realização de obras de infraestrutura, ampliação da rede de prevenção para tragédias, além de reestruturação de ferramentas para os profissionais da Defesa Civil e dos Bombeiros conseguirem atuar em situações emergenciais.

“Precisamos entender esse momento como uma construção futura para obtermos soluções e principalmente um planejamento executável dentro dos problemas orçamentários que o país vive e ao mesmo tempo pressionando os órgãos municipais, estaduais e federais para a solução dessa questão que é grave na nossa cidade”, afirmou Romario.  

O  mandato do parlamentar afirmou se comprometer em cobrar o aluguel social para famílias que foram vítimas desses desastres. De acordo com o vereador, a Secretaria de Assistência Social não compareceu à audiência para debater o tema. 

A audiência pública contou com a parceria dos mandatos da Vereadora Priscilla Canedo (PT) e do Vereador Prof. Josemar (Psol). Quem também participou da reunião foram os vereadores Jalmir Júnior (PRTB) e Juan Oliveira (PL).

"Eu sou nascido e criado no Jardim Catarina, um bairro que sofre com as enchentes há décadas. Quem conhece São Gonçalo, sabe. Ainda criança vi muita gente perder tudo por conta das fortes chuvas e, mesmo antes de ser eleito vereador, sempre estive mobilizado para ajudar amigos, vizinhos e familiares que, assim, como eu, testemunham essas tragédias há anos", afirmou o vereador Juan Oliveira, de 30 anos.

Também estiveram presentes, o Tenente Coronel Fernando Rodrigues que é Subsecretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Marcos Mendes, comandante do Corpo de Bombeiros e Wallace Fernandes do Nascimento que é o Presidente da Associação de moradores do Morro do Feijão.  

A Prefeitura de São Gonçalo ainda não se pronunciou.

< Fica mais fácil denunciar assédio em transporte público no Rio Vacina: Bolsonaro anuncia 400 milhões de doses até o final do ano <