Política
Estado do Rio fica entre as piores posições em ranking de transparência
O estado do Rio de Janeiro ficou na 23ª posição no ranking de 27 estados brasileiros, divulgado pela Organização Não Governamental Transparência Internacional nesta quinta-feira (21).
A avaliação leva em consideração a divulgação de compras e contratações emergenciais feitas pelos estados. O resultado é uma pontuação de 0 a 100 em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima.
O estado do Rio alcançou 44,3 pontos ficando com nota considerada ‘regular’ entre os últimos colocados. A primeira posição ficou com o Espirito Santo, com 97,4 pontos, resultado considerado ‘ótimo’ pela avaliação.
O estado de São Paulo, que lidera o número de casos de Covid-19 em todo o país, ficou na penúltima colocação com 27,8 pontos, considerado, portanto, um resultado ‘ruim’. O último colocado foi o estado de Roraima.
Capitais
A pesquisa também levou em consideração as capitais em todo o país. Nessa avaliação, o capital carioca também não apresentou bom desempenho, isso porque o Rio ficou na 15ª posição empatado com São Luiz, no Maranhão, ambos alcançaram 40,5 pontos, portanto com resultado considerado ‘regular’.
A primeira posição foi conquistada por João Pessoa, na Paraíba, e o último lugar ficou com Belém, no Pará, com apenas 18,9 pontos conquistados no ranking de transparência.
Transparência
Fundada em 1993, em Haia, na Holanda, a Ong Transparência Internacional existe há mais de duas décadas e atua em diferentes nações pelo mundo. A entidade também atua na divulgação do Índice de Percepção da Corrupção (IPC).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!