Logo Enfoco


    Política

    Estudante de Direito é escolhido para comandar polo sanitário em SG

    Publicado 04/02/2021 às 17:05 | Autor: Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Publicado às 17h05 / Atualizado às 19h51


    Imagem ilustrativa da imagem Estudante de Direito é escolhido para comandar polo sanitário em SG
    Por administrar o polo sanitário, Arley entrou na prioridade para ser vacinado em São Gonçalo. Foto: Rede Social

    Estudante de Direito e empreendedor, Arley Santos, de 27 anos, apesar de não ter qualquer relação com a área da Saúde, já foi vacinado contra a Covid-19. Isso porque o jovem foi a escolha do prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (Avante), para comandar o Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, no bairro Zé Garoto.

    A prefeitura justifica que 'não há nenhuma irregularidade na vacina aplicada, tendo em vista que o funcionário faz parte do grupo de profissionais de saúde que está recebendo a vacinação'.

    O universitário chegou a publicar uma foto do momento em que recebeu o imunizante. Ao Plantão Enfoco, ele confirmou ter recebido a vacina na última semana, "quando todos os funcionários do polo foram vacinados", disse. Mas não soube precisar a data.

    O administrador do Polo Sanitário afirma que foi contratado pela Fundação Municipal de Saúde de São Gonçalo (FMS) e que não teve a nomeação publicada em Diário Oficial do Município. Segundo Arley, ele está à frente da administração desde o dia 4 de janeiro.

    "O meu processo de administração começou no dia 4, mas comecei mesmo no dia 5. Estamos num processo de transição, entendendo o espaço, adequando atendimentos"

    A Prefeitura de São Gonçalo ainda não esclareceu qual foi o critério adotado pela FMS para convocação. Questionado sobre ter uma formação técnica para exercer o cargo, Arley justifica que 'nem toda parte administrativa tem essa formação [da área da Saúde]'.

    Ele explica ainda que 'faz contratos de pessoas, analisa o funcionamento do Polo, a manutenção...'. O administrador também informa que, por exemplo, há uma profissional formada em Assistência Social exercendo o cargo de administrativo técnico e que a assistente social teria substituído um enfermeiro, nesta nova gestão.

    A reportagem também aguarda retorno da prefeitura sobre o valor do salário recebido pelo administrador.

    Vacinação

    A Prefeitura de São Gonçalo informou que aguarda novas remessas de doses de vacinas contra o coronavírus para continuar vacinando a população.

    Apenas os polos sanitários Washington Luiz, no Zé Garoto, e Hélio Cruz, em Alcântara, têm vacinas para aplicação nesta sexta-feira (5) e os estoques também devem acabar nas unidades. Os imunizantes esgotaram nas clínicas Dr. Zerbini, no Arsenal e Mutondo e no Polo Sanitário Dr. Augusto Sena, em Rio do Ouro.

    Ao todo, São Gonçalo já vacinou 19.641 trabalhadores da saúde, 233 idosos com mais de 90 anos, 1.370 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis) e 67 pessoas de residências terapêuticas.

    Linha de frente, Ilpis e residências terapêuticas – Todos os profissionais da linha de frente de hospitais – tanto públicos, quanto particulares – PAMs, polos e postos de saúde, funcionários e idosos de Instituições de Longa Permanência (Ilpis) e funcionários e moradores de residências terapêuticas já foram vacinados.

    Para esses públicos, foram aplicadas um total de 13.795 doses de CoronaVac. As outras 13.795 doses de CoronaVac, que chegaram para este grupo destinadas à segunda dose, serão entregues nos mesmos locais onde foram vacinados com a primeira dose na próxima semana. 

    CoronaVac e Astrazeneca

    No dia 25 de janeiro, o município recebeu 10.210 doses da vacina Oxford-Astrazeneca, que começaram a ser aplicadas esta semana nos trabalhadores da saúde que não atuam na linha de frente e  em idosos com mais de 90 anos. O mesmo público também foi alvo de outra remessa de CoronaVac – 3 mil doses e outras 70 de Astrazeneca – que chegaram ao município nesta terça-feira (2).

    Essas doses também foram utilizadas na ampliação da cobertura do público prioritário, conforme preconizado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. O quantitativo referente à segunda dose da CoronaVac para essas pessoas está reservado e será enviado dentro do prazo para aplicação.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Fim de carreira para rapaz preso com drogas em São Gonçalo

    Próximo artigo
    >

    Tráfico de SG no prejuízo com um baleado e um preso em Guaxindiba

    Relacionados em Política