Logo Enfoco


    Campeão de votos

    Exclusivo: Capitão Nelson anuncia novidades para São Gonçalo

    Unidade de saúde para autistas e obras no Alcântara na lista

    Publicado 12/10/2024 às 8:00 | Autor: Gabriel Villa Nova
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Capitão Nelson foi reeleito prefeito de São Gonçalo com mais de 300 mil votos
    Capitão Nelson foi reeleito prefeito de São Gonçalo com mais de 300 mil votos |  Foto: Quintanilha Filho

    O prefeito reeleito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL), afirmou que o município vai ganhar uma nova unidade de saúde com atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ainda segundo ele, o local já está definido, e as obras têm previsão para começar na virada do ano. 

    O anúncio foi feito durante uma entrevista exclusiva ao ENFOCO. Capitão Nelson recebeu a equipe de reportagem em seu gabinete, na Prefeitura de São Gonçalo, após uma vitória esmagadora nas eleições: 84,49% dos votos. Ele foi o prefeito mais votado do Brasil em cidades com mais de 500 mil habitantes. 

    De acordo com Capitão Nelson, a unidade será em frente ao 7º BPM (São Gonçalo), no Alcântara, onde há um casarão abandonado. "Vamos despropriar aquele espaço e criar uma unidade de saúde de atendimento a crianças com aspectro autista. A licititação já foi feita, e a previsão é que as obras comecem assim que virar o ano", disse.

    Morador de São Gonçalo desde os 4 anos, Nelson Ruas dos Santos, hoje com 66,  iniciou sua carreira como fuzileiro naval em 1977 e depois ingressou na Polícia Militar, onde se tornou capitão. Ele se afastou da PM para entrar na política, sendo eleito vereador em 2004, com três reeleições.

    Em 2019, assumiu uma cadeira na Alerj após a prisão de Marcos Abrahão. Em 2020, foi eleito prefeito de São Gonçalo, recebendo 50,79% dos votos no 2º turno, e filiou-se ao Partido Liberal.

    Nesta eleição, Capitão Nelson foi reeleito com 387.914 votos. Durante a entrevista, ele comemorou sua reeleição, revelou alguns detalhes exclusivos e contou sua expectativa para os próximos quatro anos como prefeito de São Gonçalo.

    Confira o bate-papo

    1 - O que explica e qual é a sensação ao saber que o senhor foi o prefeito mais votado do Brasil em cidades com mais de 500 mil habitantes?

    Capitão Nelson: "Isso é a resposta da população, de todo o trabalho que a gente vem desenvolvendo. Eu não imputo a vitória só a mim, mas também a todos os secretários, subsecretários, ao deputado Douglas (Ruas, seu filho), ao deputado Altineu (Côrtes, presidente estadual do PL-RJ), que tem sido um dos grandes parceiros, ao governador Claudio Castro, que tem sido um parceiro nosso, além de todos que estiveram comigo durante todo esse tempo. Eu fico muito feliz e mostra que o trabalho está sendo bem feito".

    2 - Qual é o segredo do Capitão Nelson para o sucesso? Por que a população de São Gonçalo gosta tanto do senhor?

    Capitão Nelson: "Não tem segredo. É trabalho. Sei onde estão os problemas, o que a população precisa. Eu já estive do lado de lá (como morador). Então, juntei uma equipe para fazer o melhor. Assim que entrei como prefeito, conseguimos evoluir muito. Muita dedicação, porque, historicamente, as gestões anteriores diziam que aqui era um cemitério de prefeitos. Todos os prefeitos vinham pra cá, assumiam o mandato só e, às vezes, até saíram presos. E a gente mudou isso, porque é um trabalho sério, com responsabilidade. E aí eu atribuo também ao grupo, porque o grupo é muito bom. Todos os secretários, subsecretários, diretores... Não tem nada de misterioso".

    3 - Como o senhor avalia o seu primeiro mandato à frente de São Gonçalo?

    Capitão Nelson: "Comecei meu mandato na pandemia e foi muito difícil. Tive que trocar o pneu com o carro andando. Realizamos diversas obras, melhorias, e a população está vendo isso. Quando cheguei, eu peguei uma casa arrasada, estacionada no tempo. São Gonçalo não evoluía, e as pessoas tinham vergonha de dizer que moravam aqui. Mas com muito trabalho, conseguimos fazer a cidade evoluir, e hoje as pessoas me param na rua e falam que eu resgatei São Gonçalo, e que agora eles têm orgulho de morar aqui. A motivação de construir, de transformar, de melhorar a cada dia, acho que é o mais importante, e eu gosto muito de fazer isso. Adquirimos também uma coisa que não havia aqui no passado: credibilidade. Hoje todo mundo quer investir em São Gonçalo. Hoje, talvez, eu não tenha que sair daqui da cadeira e correr para Brasília para procurar recursos, porque agora eles vêm até mim".

    4 - O Partido Liberal (PL) se consolidou como o maior partido do estado, conquistando 22 das 92 prefeituras. Como o senhor avalia essa ascensão?

    Capitão Nelson: "Acredito que uma delas foi a condução do nosso presidente nacional, que é o Valdemar da Costa, e principalmente do presidente estadual, que é o deputado Altineu. A condição dele, a maneira de aglutinar as boas pessoas e essa articulação deles... acho que foram importantíssimas pra que a gente conseguisse esse resultado positivo aí de 22 prefeituras".

    Capitão Nelson recebeu o ENFOCO em seu gabinete, na Prefeitura de São Gonçalo
    Capitão Nelson recebeu o ENFOCO em seu gabinete, na Prefeitura de São Gonçalo |  Foto: Quintanilha Filho

    5 - Alguma novidade que o senhor possa adiantar para os leitores do ENFOCO?

    Capitão Nelson: "Olha, não podemos dar muitos detalhes ainda, mas vamos fazer a revitalização do centro de Alcântara, uma obra grande, que vai desafogar muita coisa. Eu devo esperar passar o fim do ano, por conta da época do Natal, do Ano Novo, porque fica muito tumulto. Não quero complicar a vida de todo mundo. E aí, em janeiro, a gente inicia as obras de revitalização. Tem outras obras aí também, como a contrução de uma unidade de saúde e atendimento a crianças com aspectro autista, que vai ser em frente ao 7º BPM. Tem um casarão abandonado lá, e já temos a licitação. O espaço lá vai atender bastante as famílias que precisam desse suporte. Tudo deve começar com a virada do ano".

    6 - Qual é a mensagem que o senhor deixa para a população de São Gonçalo?

    Capitão Nelson: Pode ter certeza que nunca vão faltar trabalho, empenho e dedicação. Temos uma equipe qualificada e vamos fazer sempre o melhor para São Gonçalo. Que possamos fazer com que a cidade continue crescendo nesses próximos quatro anos".

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Descontraída, Iza manda recado para Nala: 'Pode vir!'; vídeo

    Próximo artigo
    >

    Vendaval em São Paulo deixa rastro de destruição; 4 pessoas morrem

    Relacionados em Política