Política

Fabiano Horta (PT) declara vitória com Maricá em festa

As ruas do centro da cidade ficaram completamente tomadas por eleitores do prefeito. Foto: Karina Cruz

Confirmando o favoritismo, Fabiano Horta (PT) já pode ser considerado reeleito em Maricá. Apesar dos problemas técnicos envolvendo o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato já contava com 89,53%, por volta de 20h31, revelando a força do atual prefeito na cidade.

Por volta das 22h26, o TSE já contava com 100% das seções totalizadas. Horta foi vitorioso com 88,09% com 76.285 votos. Logo atrás apareceu Ciro Fontoura com 5,98% com 5.183 votos, seguido por seguido por Cesar Augusto com 3,54% com 3.070 e por último Chiquinho com 2,38% com 2.065 votos.

Fabiano Horta chegou com a camisa do Botafogo em um carro aberto, acompanhado do seu vice, Diego Zeidan, do vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Washington Quaquá, da deputada Zeidan e do Dimas Gadelha, candidato à Prefeitura de São Gonçalo.

Emocionado, Fabiano agradeceu a Deus e ao povo de Maricá.

Prefeito declarou a vitória em festa no centro da cidade. Foto: Karina Cruz

"A cada maricaense que acreditou. Essa é a cidade dos sonhos em realidade. Não vai parar, o processo de transformação. Isso faz parte de um grande sonho de todos nós. Maricá, hoje, está irradiando esperança pro seu entorno. Temos o compromisso de dar esperança e ajudar São Gonçalo a se reconstruir. Nós não somos ilha, vamos ajudar. Podem passar a noite contando voto porque nós vamos comemorar"

Uma multidão se reuniu no centro da cidade para celebrar a vitória de Horta, que se apresentou em um trio elétrico com música e fogos de artifício.

Fabiano Horta (PT) e seu vice, Diego Zeidan (PT), votaram por volta das 12h, no CEIM Joana Benedicta Rangel, no Centro. Ambos votaram na mesma seção.

Apontado como favorito, Horta venceu com tranquilidade. Algumas ações implementadas durante a gestão do partido, como a tarifa zero nos ônibus municipais e transferências de renda podem explicar a liderança.

Horta, que fez uma campanha muito forte pelas redes sociais, deixou para pedir votos nas ruas quase na reta final. Ele, inclusive, esteve nos municípios vizinhos de São Gonçalo e Maricá para os companheiros de partido.

Perfil

O vice Diego Zeidan e o prefeito eleito Fabiano Horta administrarão Maricá pelos próximos quatro anos. Foto: Pedro Conforte

O petista Fabiano Horta tem 45 anos e é veterinário formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. O atual prefeito está na disputa pela reeleição. 

Casado com Rosana Horta, é militante do Partido dos Trabalhadores desde a adolescência, onde atuou como membro da executiva municipal em diversos mandatos.

Foi duas vezes vereador e presidente da Câmara Municipal, onde foi parceiro do ex-prefeito Washington Quaquá (PT).

Em 2012, Fabiano foi eleito deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, sigla ao qual sempre foi filiado, com 37.989 votos.

No exercício do mandato como deputado federal, se propôs a melhorar a vida do povo no estado do Rio de Janeiro – em especial da de seus conterrâneos de Maricá, para onde destinou quase R$ 15 milhões em emendas parlamentares, que foram definidas de forma participativa no ano de 2015 junto à população maricaense.

Foi eleito a prefeito de Maricá, cidade com 160 mil habitantes, nas eleições de 2016. Na época, ele obteve 39.128 votos.

No pleito deste ano, ele encabeça a chapa majoritária que tem o empresário Diego Zeidan, do mesmo partido, como vice-prefeito, que é filho de Washington Quaquá e da deputada estadual Rosângela Zeidan (PT)

Atualizada ás 23h43

< Iguaba Grande é a primeira a definir eleições na Região dos Lagos Falha em computador causou atraso na divulgação, diz TSE <