Eleições 2022

Garotinho anuncia pré-candidatura ao governo do Rio

Ex-governador se reuniu com Luciano Bivar, presidente do União

Ex-governador anunciou que deve disputar o cargo para o Palácio Guanabara
Ex-governador anunciou que deve disputar o cargo para o Palácio Guanabara |  Foto: Rede social
  

O ex-governador do Rio, Anthony Garotinho (União Brasil), anunciou, nesta quarta-feira (18), que pretende disputar o cargo de governador do estado nas próximas eleições de outubro deste ano. 

Garotinho, que chefiou o Executivo fluminense de1999 a 2002, disse, em suas redes sociais, que se encontrou, em Brasília, com Luciano Bivar, presidente do partido, para viabilizar a candidatura. A deputada federal e filha, Clarissa Garotinho, também participou do encontro. Vale lembra que Bivar também pleiteia a disputa ao cargo de presidente da República e quer um palanque no Rio. 

"Sei que minha decisão não agradará a todos mas estou tomando o caminho que me deixa em paz com a minha consciência e meu coração. Agora só dependo de todos aqueles que desejam a volta de um governo que cuidou do povo, gerando emprego,tratando com carinho da saúde,da educação", disse o político. 

Problemas

A volta do nome de Garotinho no cenário da política carioca pode dividir a bancada no Rio. O ex-governador tem duas condenações em segunda instância por improbidade administrativa. A saída, em sua visão, seria o STF reconhecer a retroatividade da lei, o que faria com que a condenação prescrevesse. Ele também tem um recurso tramitando no TSE. 

Além de governador, Garotinho também foi prefeito de Campos dos Goytacazes, seu domicílio eleitoral, secretário de Segurança Pública (no governo Rosinha Matheus, sua esposa), além de deputado federal. 

< Fusca enguiça e quase deixa noiva na mão no dia do 'sim' Jorge Jesus quer levar Gabigol para o Fenerbahçe, da Turquia <