Votos contra
Homenagem a MCs gera polêmica na Câmara de Niterói; entenda
Autor das propostas está fora do plenário durante debate
Em um cenário que misturou rimas e polêmicas, a Câmara dos Vereadores de Niterói viu os ânimos se exaltarem, na sessão plenária desta quarta-feira (3). Em pauta, Moções de Aplausos aos MCs Orelha e Carol, apresentadas pelo vereador Leonardo Giordano (PCdoB), que reconhece o trabalho artístico e a influência cultural dos músicos.
O debate acalorado começou, após a leitura da pauta do dia feita pelo vereador Emanuel Rocha (União Brasil), desencadeando uma série de reações contrárias. Douglas Gomes (PL) foi o primeiro a se manifestar contra as moções, argumentando que as músicas dos MCs mencionavam, segundo ele, apologia ao crime e às drogas. Ele chegou a ler trechos de músicas dos artistas.
A partir da declaração de voto de Gomes, outros vereadores também tomaram posição igual, mostrando que a questão ia além de um simples reconhecimento cultural.
Devido à matéria considerada polêmica, Beto da Pipa (MDB) sugeriu que as moções em debate deveriam ser votadas em separado das demais que estavam na pauta do dia. Contudo, o presidente da casa, Milton Cal (PP), decidiu acolher a sugestão de Paulo Eduardo Gomes (PSOL) de retirar os títulos da pauta.
Outro fato interessante é toda a discussão e a decisão do presidente aconteceram sem a presença do autor das moções, que registrou presença em plenário mas no momento da polêmica estava ausente.
Após isso, a sessão seguiu com o debate e votação de outras pautas e a presenção de Giordano, que voltou a participar da sessão.
Questionado sobre a polêmica e ausência no plenário no momento do debate sobre as moções, o vereador Leonardo Giordano não respondeu ao ENFOCO até a postagem desta reportagem.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!