Política

Justiça anula decisões em processo de rachadinha na Alerj

Imagem ilustrativa da imagem Justiça anula decisões em processo de rachadinha na Alerj
Recurso do deputado Flávio Bolsonaro motivou decisão do tribunal. Foto: Roque Sa/Agência Senado

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (23) anular duas decisões da Justiça do Rio de Janeiro que determinaram a quebra do sigilo bancário e fiscal de investigados pelo suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). 

Por 4 votos a 1, a Quinta Turma do tribunal entendeu que a decisão que determinou a quebra dos sigilos era genérica e sem fundamentação. Durante o julgamento, os ministros citaram que a autorização para a quebra tinha apenas quatro linhas e não citava o nomes dos alvos e a descrição da investigação. 

A decisão deve alcançar cerca de 90 envolvidos no suposto esquema, entre eles, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), cujo recurso protocolado pela defesa motivou o julgamento. 

Na próxima semana, o STJ voltará a julgar o caso e deve definir a validade de relatórios do antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que basearam as investigações na Alerj. 

AGÊNCIA BRASIL

Logo Enfoco

Plantão Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Com planejamento ambicioso, Maricá tenta contratação de volante ex-Fla Novo auxílio de R$ 300 é aprovado no estado do Rio <