Política

Justiça suspende pesquisa divulgada neste sábado em São Gonçalo

Coligação 'Por Amor a São Gonçalo' alega fraude no levantamento. Fotos: Divulgação

A divulgação da pesquisa eleitoral, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo número RJ-01479/2020, que apontava Capitão Nelson na liderança da corrida eleitoral em São Gonçalo foi suspensa pela Justiça, neste sábado (14). O juiz eleitoral Fabiano Reis dos Santos deferiu a sentença entendendo que 'a pesquisa está, a princípio, em dissonância com ditames de resoluções do TSE'.

"Como se vê, a pesquisa está, a princípio, em dissonância com os imperiosos ditames do art. 33, IV, da Lei nº 9.504/97 e art. 2º, IV e IX, da Resolução TSE nº 23.600, de 12/12/2019, de modo que ressoa nítida a relevância dos fundamentos expostos pelo impugnante e a possibilidade de prejuízo de difícil reparação que uma pesquisa que não reflita, por amostragem, a população de São Gonçalo, pode trazer para a disputa eleitoral, dada a capacidade de influir em eleitores na escolha dos candidatos", compreendeu o magistrado.

O pedido pela suspensão da pesquisa partiu dos advogado da coligação 'Por Amor a São Gonçalo', encabeçada pelo ex-vereador Dejorge Patrício (Republicanos). O levantamento, feito pela empresa L. M. Fagundes Furtado Administradora de Cartão de Crédito/IZIPAG foi publicado por jornais da região. A pesquisa apontava Patrício na terceira posição, tendo como líder da disputa, Capitão Nelson (Avante) e vice-líder Dimas Gadelha (PT).

Na sexta-feira (13), o promotor de Justiça Reinaldo Moreno Lomba já havia emitido um parecer favorável ao impedimento da divulgação da pesquisa.

"Não é minimamente crível que o instituto de pesquisas consiga entrevistar em 24 horas (que foi o prazo por ele mesmo fixado para realização da pesquisa) 800 eleitores e ainda faça conferência de 20% dos pesquisados, por cada pesquisador, sendo que não foi informado o número de componentes da 'equipe de pesquisadores'", entendeu no parecer.

< Eleição terá segurança reforçada no Rio Carga de cerveja roubada é recuperada em São Gonçalo <