Crime

Lula liga morte de Marielle a 'gente de Bolsonaro' em evento do PT

Pré-candidato não citou diretamente Bolsonaro; deputados reagem

Lula disse que as pessoas atreladas a morte de Marielle não tem pudor
Lula disse que as pessoas atreladas a morte de Marielle não tem pudor |  Foto: Reprodução Instagram
  

O pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (1) que a morte da vereadora do Rio Marielle Franco, ocorrido em 2018, está atrelado a "gente" do presidente Jair Bolsonaro (PL). O discurso foi dito durante um evento com apoiadores em Porto Alegre. 

Segundo Lula, as pessoas ligadas a Bolsonaro "não tem pudor" de ter cometido o crime. Ainda citou que o presidente do país tem ligação com membros de organizações criminosas.

Quando a gente não pode se aproximar do governante, quando o governante tem um lado, um lado obscuro, porque a gente não sabe a qualidade de todos os milicianos dele, o que a gente sabe é que gente dele, sabe, não tem pudor de ter matado a Marielle. Lula, Pré-candidato
 

A fala do pré-candidato gerou revolta em políticos bolsonaristas. De acordo com a deputada federal Bia Kicis (PL), Lula está propagando fake news e sugeriu uma intervenção na sua pré-candidatura. 

"Ex-presidiário afirma: ”gente do presidente" matou a Marielle. Esse tipo de fake news que pode afetar as eleições será coibido? O pré-candidato Lula será preso ou futuramente será cassado na remotíssima hipótese de ser eleito?", publicou a deputada.

O questionamento levantado por Kicis vai de acordo com uma medida do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que informou que o candidato que propagar fake news nas redes sociais poderá ter a candidatura cassada. 

"Notícias fraudulentas divulgadas por redes sociais que influenciem o eleitor acarretarão a cassação do registro daquele que a veiculou. A Justiça Eleitoral está preparada para combater as milícias digitais", contou Moraes na última terça-feira (31). 

< Gojira substituirá Megadeth no Palco Mundo no Rock in Rio Cantora gospel escapa da morte em acidente: 'Grande livramento' <