Urgente
MPE pede cassação da chapa de Cláudio Castro por crime eleitoral
Governador e aliados teriam distribuído cargos em troca de votos
O Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro fez uma denúncia nesta quarta-feira (14) contra a chapa do governador reeleito, Cláudio Castro (PL), por abuso de poder político e econômico durante sua campanha pelo governo do estado.
De acordo com a denúncia, Castro e mais 11 aliados usaram cargos fantasmas na Fundação Ceperj e Uerj para troca de votos. Segundo as investigações, cerca de 27 mil cargos fantasmas foram criados para dar espaço ao eleitorado do político.
Os pagamentos eram feitos através de saques na 'boca do caixa', e chegaram a totalizar um valor de R$ 226,5 milhões. Segundo suspeitas do MP Eleitoral, parte desse pagamento era devolvido para financiar a campanha de Castro e alguns de seus aliados, como Rodrigo Bacellar.
O caso segue encaminhado para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. E, caso a denúncia seja aceita, o governador reeleito pode ter o mandato cassado, assim como seu vice.
Recentemente, Castro esteve envolvido em outra polêmica envolvendo a Fundação Leão XIII. A Procuradoria-Geral da República pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para abrir um inquérito sob a suspeita de que o político estaria desviando dinheiro de contratos da fundação.
A Coligação Rio Unido e Mais Forte informou "que vai apresentar os esclarecimentos necessários à Justiça Eleitoral, em tempo oportuno, para comprovar a conduta idônea da chapa eleita no pleito ao Governo do Estado. O governador Cláudio Castro e o vice-governador eleito, Thiago Pampolha, estão seguros de que todos os pontos levantados serão respondidos a fim de confirmar a lisura da chapa no processo eleitoral".
Denunciados:
- Cláudio Bonfim de Castro e Silva (PL);
- Thiago Pampolha Gonçalves (vice-governador - União Brasil);
- Rodrigo da Silva Bacellar (ex-secretário de Governo e deputado estadual reeleito - PL);
- Gutemberg de Paula Fonseca (ex-secretário de Esporte, Lazer e Juventude e eleito suplente de deputado federal - PL);
- Leonardo Vieira Mendes (ex-secretário de Defesa do Consumidor e deputado estadual reeleito - PSC);
- Aureo Lídio Moreira Ribeiro (deputado federal eleito - Solidariedade);
- Bernardo Chim Rossi (ex-deputado estadual - Solidariedade);
- Allan Borges (ex-subsecretário Estadual de Infraestrutura e Obras);
- Max Lemos (secretário Estadual de Infraestrutura e Obras e deputado federal eleito - PROS);
- Marcos Venissius da Silva Barbosa (eleito suplente de deputado federal - Podemos);
- Patrique Welber Atela (secretário Estadual de Trabalho e Renda);
- Danielle Christian Ribeiro Barros (secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!