Eleições

'Não tem amor ao próximo', diz Lula sobre Bolsonaro em lançamento de chapa

Chapa entre o pré-candidato e Alckmin foi lançada neste sábado

Lula leu seu discurso durante a maior parte do evento.
Lula leu seu discurso durante a maior parte do evento. |  Foto: Reprodução
 

A chapa Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), para concorrer à Presidência da República, foi lançada neste sábado (7) em evento realizado no Expo Center Norte, em São Paulo.

Durante seu discurso, Lula usou a palavra "soberania" por diversas vezes. O político citou projetos criados durante os mandatos passados do PT na liderança do país como o Prouni, FIES, Minha Casa Minha Vida, entre outros, como forma de contraste com o atual governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lula foi contra a privatização da Petrobras e anunciou que fará investimentos nos setores da cultura, educação, saúde e do meio ambiente. Em busca de evitar novas polêmicas em sua fala, o petista leu o seu discurso e não improvisou. Contudo, voltou a alfinetar Bolsonaro em alguns momentos.

"Infelizmente, nem todo governante é capaz de sentir e respeitar a dor alheia. Pode até se dizer cristão, mas não tem amor ao próximo. A nossa soberania vem sendo constantemente atacada pela política criminosa do atual governo. É terrível, mas não vamos desistir. Quem tem uma causa, jamais pode desistir. Nós temos uma causa: restaurar a soberania do Brasil e do povo brasileiro", discursou Lula.

Vamos devolver o fascismo para o esgoto de onde ele não deveria ter saído. Lula, Candidato à Presidência da República
 

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin não pôde participar presencialmente do evento por ter testado positivo para a Covid-19. No entanto, Alckmin esteve ao vivo de sua casa e discursou para os presentes. O vice da chapa também aproveitou para alfinetar o atual governo de Bolsonaro (PL). 

"Prometemos um governo realmente democrático e usar o seu potencial de grandeza para construir a prosperidade que os brasileiros merecem. Prometemos um governo que não mais ignore o sofrimento de seu povo. Foi o governo mais desastroso e cruel de sua história. O Brasil precisa de mudanças. Nenhuma divergência do passado e nenhuma diferença do presente seguirá como pretexto para eu deixar de apoiar a volta de Lula à Presidência do Brasil", falou Geraldo Alckmin.

Geraldo Alckmin participou ao vivo, mas de casa, devido a Covid-19.
Geraldo Alckmin participou ao vivo, mas de casa, devido a Covid-19. |  Foto: Reprodução
 

Ambos brincaram com o apelido de Alckmin na internet, conhecido como "picolé de chuchu". De acordo com os políticos, "lula com chuchu" será o prato principal durante as eleições deste ano.

O evento contou com a presença de lideranças de partidos que já declaram apoio para a chapa. Militantes do PCdoB, PSOL, Rede, PV e Solidariedade estiveram presentes. 

< Casal acusado de tentar atacar escola planejava usar bomba Vídeo flagra assaltantes sendo espancados por populares em Nova Iguaçu <