Política
Niterói apresenta boas experiências durante reunião na Bahia
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, fez um balanço da participação da cidade na 76ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada em Salvador, na Bahia.
Durante o evento, que começou na última segunda-feira (7), Neves e os seus secretários participaram de discussões sobre pacto federativo e descentralização de recursos, desafios de mobilidade urbana, reformas da Previdência e Tributária e desenvolvimento sustentável.
"Ao longo desses dias, nós debatemos questões que vão impactar o planejamento da gestão das cidades nos próximos anos, questões muito importantes que afetam a vida dos cidadãos e, por isso, a nossa presença relatando a experiência de Niterói e, ao mesmo tempo, criando novas parcerias, novas possibilidades é tão importante", disse o prefeito.
Neves enfatizou que mais de 53% dos orçamentos municipais são dedicados às áreas sociais e ressaltou a importância de assegurar que os municípios possam ter recursos para realizar investimentos para melhorar a vida dos cidadãos.
"Nós não podemos permitir que os municípios percam recursos, até porque hoje os municípios são os maiores responsáveis pelos programas nas áreas de educação, saúde e assistência social", ressaltou.
O prefeito citou, ainda, a divulgação do Anuário Multicidades, ranking de investimento das cidades brasileiras, que aconteceu durante o evento, e apontou Niterói como uma das 15 que mais investem na qualidade de vida dos seus cidadãos, com a maior proporção de investimento do orçamento público municipal.
"Isso é resultado do planejamento, do orçamento, de uma gestão fiscal responsável, que nos permitiram fazer mais investimentos em educação, saúde, mobilidade e no apoio à segurança pública. São essas áreas que mexem com o nosso dia a dia e podem tornar a nossa vida melhor", pontuou o prefeito.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael frisou a importância da troca de experiências com prefeituras de maior porte, de capitais e cidades com mais de cem mil habitantes presentes no evento. Ele classificou a experiência como muito positiva para o maior desenvolvimento dos municípios brasileiros.
"O encontro foi muito positivo. Nós vimos as experiências das outras cidades em sustentabilidade, resiliência e mobilidade, algumas novas tecnologias, legislação e políticas públicas. É sempre gratificante quando a gente compara com o que estamos fazendo em Niterói e vemos que estamos no caminho certo, que estamos na vanguarda em alguns desses temas. Isso nos dá muito orgulho do trabalho que está sendo realizado", finalizou Grael.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!