Eleições 2022

'O Rio sofre a maior crise de sua história', diz Rodrigo Neves

Ex-prefeito de Niterói oficializa candidatura ao governo do Rio

Rodrigo Neves e Felipe Santa Cruz vão disputar o Palácio Guanabara
Rodrigo Neves e Felipe Santa Cruz vão disputar o Palácio Guanabara |  Foto: Karina Cruz
 

Rodrigo Neves (PDT) oficializou sua candidatura a governador do Rio durante a manhã deste sábado (23), em evento na Tijuca, Zona Norte do Rio. Ao lado do vice Felipe Santa Cruz (PSD) e de diversas lideranças políticas, o ex-prefeito de Niterói prometeu escrever uma nova história, de reconstrução, para o estado.  

O evento híbrido contou com a presença do prefeito do Rio e também presidente estadual do PSD, Eduardo Paes, e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Quem também participou do ato foi o pedetista candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT).

De acordo com Lupi, a coligação com o PSD ainda não possui um nome, e a posição de senador não descarta a possibilidade de novas colaborações, ficando em aberto e será decidida posteriormente.

O candidato à disputa pelo Palácio Guanabara subiu no palanque com frases firmes, mostrando seu desfavor a atual gestão. Na hora de evidenciar suas propostas, Rodrigo citou uma das prioridades se for eleito em outubro.

"O Rio sofre a maior crise da sua história. Nós passamos os últimos meses preparando um plano, esse plano prevê uma ação emergencial que parte desse compromisso de garantir uma renda básica para todos os extremamente pobres. Nosso compromisso é não deixar nenhuma família passar fome no Rio de Janeiro", garantiu Neves. 

Felipe Santa Cruz, que divide a chapa com Neves, não escondeu seu descontentamento com o presidente Bolsonaro. Ele, que abriu mão da candidatura como governador para ser vice, afirmou estar ao lado de Ciro Gomes.

  • Evento contou com diversas lideranças políticas
    Evento contou com diversas lideranças políticas
  • Ciro declarou apoio a Rodrigo Neves
    Ciro declarou apoio a Rodrigo Neves
  • Eduardo Paes esteve presente
    Eduardo Paes esteve presente
  • 'O Rio sofre a maior crise de sua história', diz Rodrigo Neves
  • 'O Rio sofre a maior crise de sua história', diz Rodrigo Neves
  • 'O Rio sofre a maior crise de sua história', diz Rodrigo Neves
  

"O Brasil não aguenta mais quatro anos de ódio, de medo, de morte, de atrasado. O Brasil não merece mais quatro anos de Jair Bolsonaro", disse Cruz. 

O atual prefeito de Niterói, Axel Grael, tomou a frente e recitou a trajetória de Rodrigo Neves como prefeito de Niterói. Ele também acrescentou seu apoio ao pedetista candidato à presidência da República, Ciro Gomes.

"Hoje é um dia histórico, o dia em que nós estamos mostrando a força de quem quer mudar o Estado do Rio de Janeiro. A gente acredita que Rodrigo e Felipe são os melhores para mudar o estado. Deposito a nossa confiança no sucesso e na vitória do nosso candidato à presidência, Ciro Gomes", disse o Grael.

Alianças

O evento híbrido contou com a presença do prefeito do Rio e também presidente estadual do PSD
O evento híbrido contou com a presença do prefeito do Rio e também presidente estadual do PSD |  Foto: Karina Cruz
 

Eduardo Paes, padrinho político de Santa Cruz, citou que não existe surpresa na aliança entre os partidos, e que, em alguns momentos, é necessário abrir mão do protagonismo para trazer o que melhor favorece a população.

"O PSD confirmou o apoio à candidatura do nosso Rodrigo Neves para governador e colocando como candidato a vice na chapa a nossa joia da coroa, nosso Felipe Santa Cruz. O que está acontecendo aqui hoje foi desenhado pelos candidatos, pelo presidente do PDT e por mim. A única chance é se o PDT estiver com PSD e o PSD com o PDT", declarou Paes.

Presidência

Ciro declarou apoio a Rodrigo Neves
Ciro declarou apoio a Rodrigo Neves |  Foto: Karina Cruz
  

Ciro Gomes prestigiou o evento dos partidos e declarou seu apoio à Neves para o Governo do Rio. O pedetista relembrou o histórico negativo de governantes do estado.

"São cinco ex-governadores presos, e o mais recente, cassado por roubar na saúde durante uma pandemia que matou milhares de cariocas e brasileiros", disse Ciro.

< Sete meses depois, Cuca está de volta ao Atlético-MG Avião faz pouso de emergência após ameaça de bomba na Argentina <