Política

Oposição cria consulta pública para orçamento em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Oposição cria consulta pública para orçamento em São Gonçalo
|  Foto: Pedro Conforte
Parlamentares viram problemas no documento elaborado pelo Executivo da cidade. Foto: arquivo/Pedro Conforte

Partidos de oposição da Câmara de vereadores ao governo municipal de São Gonçalo criaram um formulário de consulta pública para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), nesta terça-feira (22).

Segundo os parlamentares, Romario Regis (PcdoB), Professor Josemar (Psol) e Priscilla Canedo (PT), a cidade vai receber R$ 1,2 bilhão através de impostos pagos pela própria população e que os gastos serão definidos pela atual legislatura para serem usados no próximo ano.

A iniciativa foi motivada pelos vereadores por conta do documento apresentado pelo Executivo, que além de não apresentar soluções para os problemas da cidade, não conta com a participação popular.

A proposta que especifica o destino dos recursos foi apresentado para o Legislativo no último dia 31 de maio e será objetivo de apreciação em audiência pública na próxima terça-feira (29).

“Criamos esse gabinetão da oposição para poder qualificar o debate sobre orçamento público na cidade de São Gonçalo. Nosso mandato entende que a participação popular é indispensável para construir uma cidade mais democrática, republicana e principalmente que o gonçalense possa decidir os rumos não só da eleição, mas também do dinheiro público”, afirma o vereador Romário.

Para o vereador professor Josemar (Psol), não houve um estudo para a criação do documento da LDO apresentado pela prefeitura.

“Quando observei a LDO apresentada pelo governo para o próximo período, constatei que não há uma perspectiva grande de querer crescer e desenvolver a nossa cidade. Pelo contrário, são pontos visando apenas a manutenção, e me parece muito um copia e cola daquilo que sempre foi posto aqui na cidade. Nenhum projeto novo, nenhuma perspectiva de expansão. Por isso é fundamental debatermos com a sociedade e com os movimentos sociais, tendo uma ampla participação popular para reverter esse quadro”, disse.

A vereadora Prisicilla Canedo (PT) enfatizou a importância da participação popular para construir um mandato democrático.

"A gente tem a preocupação de fazer um mandato participativo, ouvindo a população, conhecendo as prioridades locais. A formulação da lei orçamentária anual, do que vai ser feito, onde serão investidos os recursos do município no próximo ano, tudo isso deve ter a chancela dos moradores. Sabemos a importância e a responsabilidade dos vereadores neste processo e contamos com a contribuição de cada cidadão gonçalense", concluiu.

O formulário está disponível através do link: docs.google.com/forms/d/1Xw0tQCzw9bTCvUp8xJsLeMuE4f8Yx90VNLeHvDh87P4/edit?ts=60cca2c3 e também nas redes oficiais dos parlamentares, além do @gabinete.103, no Instagram.

< Sindicato dos Rodoviários questiona Prefeitura do Rio sobre vacinação Câmera flagra assalto na Estrada Fróes, na Zona Sul de Niterói <