Política

Oposição cria consulta pública para orçamento em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Oposição cria consulta pública para orçamento em São Gonçalo
Parlamentares viram problemas no documento elaborado pelo Executivo da cidade. Foto: arquivo/Pedro Conforte

Partidos de oposição da Câmara de vereadores ao governo municipal de São Gonçalo criaram um formulário de consulta pública para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), nesta terça-feira (22).

Segundo os parlamentares, Romario Regis (PcdoB), Professor Josemar (Psol) e Priscilla Canedo (PT), a cidade vai receber R$ 1,2 bilhão através de impostos pagos pela própria população e que os gastos serão definidos pela atual legislatura para serem usados no próximo ano.

A iniciativa foi motivada pelos vereadores por conta do documento apresentado pelo Executivo, que além de não apresentar soluções para os problemas da cidade, não conta com a participação popular.

A proposta que especifica o destino dos recursos foi apresentado para o Legislativo no último dia 31 de maio e será objetivo de apreciação em audiência pública na próxima terça-feira (29).

“Criamos esse gabinetão da oposição para poder qualificar o debate sobre orçamento público na cidade de São Gonçalo. Nosso mandato entende que a participação popular é indispensável para construir uma cidade mais democrática, republicana e principalmente que o gonçalense possa decidir os rumos não só da eleição, mas também do dinheiro público”, afirma o vereador Romário.

Para o vereador professor Josemar (Psol), não houve um estudo para a criação do documento da LDO apresentado pela prefeitura.

“Quando observei a LDO apresentada pelo governo para o próximo período, constatei que não há uma perspectiva grande de querer crescer e desenvolver a nossa cidade. Pelo contrário, são pontos visando apenas a manutenção, e me parece muito um copia e cola daquilo que sempre foi posto aqui na cidade. Nenhum projeto novo, nenhuma perspectiva de expansão. Por isso é fundamental debatermos com a sociedade e com os movimentos sociais, tendo uma ampla participação popular para reverter esse quadro”, disse.

A vereadora Prisicilla Canedo (PT) enfatizou a importância da participação popular para construir um mandato democrático.

"A gente tem a preocupação de fazer um mandato participativo, ouvindo a população, conhecendo as prioridades locais. A formulação da lei orçamentária anual, do que vai ser feito, onde serão investidos os recursos do município no próximo ano, tudo isso deve ter a chancela dos moradores. Sabemos a importância e a responsabilidade dos vereadores neste processo e contamos com a contribuição de cada cidadão gonçalense", concluiu.

O formulário está disponível através do link: docs.google.com/forms/d/1Xw0tQCzw9bTCvUp8xJsLeMuE4f8Yx90VNLeHvDh87P4/edit?ts=60cca2c3 e também nas redes oficiais dos parlamentares, além do @gabinete.103, no Instagram.

Logo Enfoco

Plantão Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Sindicato dos Rodoviários questiona Prefeitura do Rio sobre vacinação Câmera flagra assalto na Estrada Fróes, na Zona Sul de Niterói <