Política

Pesquisa aponta Eduardo Paes na liderança pela Prefeitura do Rio

Eduardo Paes (Democratas) e Marcelo Crivella (Republicanos). Fotos: Divulgação

Faltando apenas três dias para que os candidatos possam dar início às propagandas eleitorais, a organização não governamental (ONG) Vida Brasil divulgou uma pesquisa quantitativa, nesta quinta-feira (24), que esboça como poderá ser o embate pela prefeitura do Rio. O ex-prefeito da cidade, Eduardo Paes (Democratas), está na liderança.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (RJ-04456/2020) e ouviu (um) mil pessoas entre os dias 14 e 16 de setembro, de 37 bairros do Rio, entre eles: Anchieta, Bangu, Andaraí, Bras de Pina, Benfica, Bonsecesso, Botafogo, Bento Ribeiro, Cascadura, Campo Grande, Centro, Cosmos, Catete, Copacabana, Delcastilho, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Fazenda Botafogo, Flamengo, Grajaú, Guadalupe, Inhaúma, Ipanema, Irajá, Lagoa, Leblon, Madureira, Meier, Cidade de Deus, Freguesia, Pavuna, Realengo, Ricardo de Albuquerque, Tijuca, Vila Isabel, Portuguesa da Ilha e Barra da Tijuca.

As entrevistas foram pessoais e domiciliares, com aplicação de questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas. A margem de erro é de 3,1% para menos ou mais.

Na intenção de votos espontânea, o democrata Eduardo Paes está na liderança com 19% dos votos, seguido do atual prefeito e republicano Marcelo Crivella (11%). Clarissa Garotinho (PROS-RJ) e Benedita da Silva (PT) estão empatadas com 5% de intenção.

Os demais nomes: Suêd Haidar (PMB), Paulo Messina (MDB), Martha Rocha (PDT), Fred Luz (Novo), Luiz Lima (PSL) e Renata Souza (Psol), estão com 1%; enquanto Hugo Leal (PSD) e Bandeira de Melo (Rede) estão com 0%. Outros 54% responderam que não sabem.

Na pesquisa induzida, o ex-prefeito Eduardo Paes segue ganhando com 25% de intenção de votos, seguido de Crivella (15%). Os indecisos somam 36%. Confira os outros nomes:

Benedita da Silva (7%);
Clarissa Garotinho (6%);
Martha Rocha (3%);
Sued (2%);
Luiz Lima (2%);
Fred Luz (1%);
Renata Souza (1%);
Paulo Messina (1%);
Hugo Leal (0%);
Bandeira de Melo (0%).

Rejeição

Os entrevistados ainda foram questionados sobre os candidatos que não votariam de nenhuma forma para assumir a prefeitura do Rio de Janeiro. Nesse seguimento, o atual prefeito Crivella (Republicanos) recebeu 33% dos votos, seguido de Paes (Democratas), com 16%.

Na terceira posição está Clarissa Garotinho (PROS-RJ), com 7%; na quarta está Benedita da Silva (PT), com 5%; Martha Rocha (PDT) em quinto, com 3% e Luiz Lima (PSL) em sexto, com 2%. Os demais, com 1% de rejeição, são: Paulo Messina (MDB), Renata Souza (Psol), Hugo Leal (PSD), Fred Luz (Novo), Suêd (PMB) e Bandeira de Melo (Rede).

< Estimativa de queda do PIB passa de 6,4% para 5%, diz BC Atlético-GO e Fluminense se enfrentam por vaga na Copa do Brasil <