Sub judice
Pezão é eleito prefeito mas aguarda decisão da Justiça; entenda
Eleição em Piraí contou com apenas dois candidatos
O ex-governadro Luiz Fernando Pezão (MDB) foi eleito prefeito de Piraí, na Região do Médio Paraíba, com 58% dos votos válidos, obtendo mais de 10,7 mil votos. Pezão venceu seu único adversário, Arthur Tutuca (PRD), que alcançou 41,30% dos votos, cerca de 7 mil eleitores, segundo os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pezão, no entanto, está sub judice e aguarda decisão da Justiça para saber se permanecerá no cargo de prefeito pelos próximos quatro anos.
Pezão e seu vice, Alexsandro Sena (PSD), fazem parte da coligação Piraí da Esperança, composta pelos partidos REPUBLICANOS, PDT, MDB, PODE, PRTB, PSD, PSB, SOLIDARIEDADE, PSDB/CIDADANIA e PT/PC do B/PV.
Em nota, a assessoria de Pezão informou que a situação dos votos será regularizada ao longo desta semana.
"A votação de Pezão aparece no site do TSE como 'anulada sub judice' porque a decisão que confirmou sua elegibilidade foi promulgada pelo STF às vésperas do pleito. Com a regularização, ele assumirá a Prefeitura de Piraí no dia 1º de janeiro de 2025", disse a nota.
Inelegível
A justificativa para sua inelegibilidade decorre de uma condenação por improbidade administrativa relacionada aos anos de 2014 e 2015. Apesar de ter sido absolvido em outros casos relacionados à Operação Lava-Jato, sua situação legal ainda gera incertezas que afetam sua capacidade de assumir um cargo público.
Sua prisão em 2018, sob a acusação de corrupção, e a condenação de 98 anos de prisão, que depois foi anulada, não impediram que ele retornasse ao cenário político.
Retorno
Luiz Fernando Pezão já foi prefeito de Piraí em dois mandatos, entre 1997 e 2005, e também governou o estado do Rio de Janeiro. Seu retorno ao cargo municipal reforça a confiança de parte do eleitorado na sua capacidade administrativa. Caso seja aprovada, a posse de Pezão está prevista para o início de 2025.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!