Conselho de Ética

PM confirma oferta de dinheiro de Gabriel Monteiro em vídeos

Vereador presta depoimento ao Conselho de Ética nesta quinta

Vereador é alvo de denúncias de assédio sexual e moral, estupro e manipulação
Vereador é alvo de denúncias de assédio sexual e moral, estupro e manipulação |  Foto: rede social
 

Uma das testemunhas que prestou depoimento ao Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio, nesta terça-feira (21), confirmou que o vereador Gabriel Monteiro (PL) oferecia dinheiro para que algumas pessoas em situação de rua participassem dos conteúdos que eram divulgados no canal do parlamentar no Youtube. O ex-policial militar foi denunciado por assédio moral e sexual, além de outros crimes. A defesa do vereador nega todas as denúncias. 

O policial militar Pablo Foligno atua na escolta pessoal de Gabriel Monteiro. De acordo com o vereador Chico Alencar (Psol), relator do processo ético-disciplinar, o policial foi quem confirmou que Gabriel pagava pela participação das pessoas em seus vídeos. 

"Ele confirmou que há uma total imbricação e mistura de papéis de assessores parlamentares e da empresa do youtuber. E mais, nos experimentos sociais, alguns ele acompanha, há de fato a oferta de remuneração para quem dele participar, sem saber exatamente do que se trata", explicou Alencar, em entrevista à imprensa. 

Gabriel Monteiro será ouvido pelo Conselho de Ética nesta quinta-feira (23). Na Câmara, nesta terça (21), o vereador esclareceu que os vídeos produzidos com participação de sua equipe e de moradores de rua, que cometiam crimes contra mulheres, eram experimentais e faziam parte de uma campanha contra o feminicídio. 

"Paguei sim. Era um experimento social, uma campanha contra o feminicídio. Aprendi com o fantástico", declarou.  

O vereador também é alvo de outras investigações: estupro e por expor um vídeo íntimo com uma menor de 15 anos. 

< capa do dia 220622 Terremoto mata mais de 900 pessoas no Afeganistão <