Política

Políticas para saúde e bem-estar animal discutidas em Niterói

Os cães e gatos são os mais afetados, mas a doença também pode ser transmitida por aves, vacas, roedores, entre outros. Foto: Arquivo/Davi Fernandes

Políticas públicas de prevenção e combate às zoonoses serão discutidas em uma Audiência Pública, na Câmara Municipal de Niterói, marcada para às 19h desta terça-feira (23).

Zoonoses são doenças que podem ser transmitidas de animais para pessoas, e são causadas por fungos, bactérias, vírus e parasitas. Os cães e gatos são os mais afetados, mas a doença também pode ser transmitida por aves, vacas, roedores, entre outros.

O vereador Daniel Marques (DEM), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, convocou a audiência. A ideia é discutir o tema com autoridades do município e com referências de lugares que já fazem um trabalho amplo que ajuda muito a população.

"Discutir o assunto é debater saúde pública. A pauta precisa de visibilidade. Muitos municípios estão inovando, dando respostas concretas à população, por isso o tema da nossa audiência é tão importante", comentou Marques.

Muitas cidades do Brasil já avançaram bastante no tema. Precisamos seguir esses bons exemplos e adaptar as boas ideia em Niterói. A audiência será o ponto de partida para aprimorar a política municipal de combate e prevenção.

"Existe um mundo que muitos não conhecem de pessoas que dedicam suas vidas para cuidar dos animais no município, e duas doenças estão chamando a atenção pelos relatos em regiões variadas, a esporotricose e a raiva. Não só os animais, mas as pessoas também estão sendo contaminadas por essas doenças e o tratamento é complicado, longo e caro", continua o vereador.

Durante o debate, exemplos reais serão apresentados para os presentes. São casos de pessoas que lutam, diariamente, para curar seus próprios animais de estimação.

A população poderá participar da audiência de forma presencial ou virtual. A página do Facebook e o site da Câmara Municipal de Niterói farão a transmissão.

< Cultura para todos em Niterói Hospital de Niterói agora conta com Centro Pós-Covid <